Desenvolvimento do conhecimento profissional docente no seio de práticas colaborativas

um estudo no contexto de um programa de formação de professores

Autores

  • Janaína da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3407-3967
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, Brasil
  • Paula Maria Fazendeiro Batista Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.127534

Palavras-chave:

Formação de professores, Bases de Conhecimento, Aprendizagem Colaborativa, Comunidade de Aprendizagem

Resumo

Este estudo analisou a construção do conhecimento profissional docente de residentes de Educação Física no contexto do programa Residência Pedagógica no seio de uma comunidade. Participaram um professor orientador, três professores preceptores e 24 residentes, que se reuniram semanalmente, numa dinâmica de trabalho construtivo-colaborativo, totalizando 18 meses. As fontes de dados foram relatórios, casos de ensino e portfólios reflexivos, produzidos por seis residentes selecionados propositadamente. Os dados foram triangulados e submetidos à análise temática. Os residentes desenvolveram diferentes conhecimentos, mas foram as capacidades relacionadas ao agir profissional que mais se destacaram. Os dispositivos formativos contribuíram para desenvolver a racionalidade reflexiva, crítica e comunicativa dos residentes. A comunidade revelou-se espaço de partilha, de desenvolvimento de interações estreitas e horizontais entre diferentes saberes e profissionais, permitindo a transição do conhecimento-para-prática e conhecimento-na-prática para o conhecimento-da-prática, bem como a passagem de uma posição periférica e individual do conhecimento para um saber construído no coletivo.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

DA SILVA FERREIRA, J.; SOUZA NETO, S. de; BATISTA, P. M. F. Desenvolvimento do conhecimento profissional docente no seio de práticas colaborativas: um estudo no contexto de um programa de formação de professores. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28068, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.127534. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/127534. Acesso em: 6 maio. 2025.

Edição

Seção

Em Foco #2