O porquê de investigar: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em Educação Física.
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.12745Palavras-chave:
Publicações periódicas como assunto. Pesquisa. Literatura de Revisão como Assunto. Educação física.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as tendências atuais e futuras nas pesquisas em educação física na Europa. Meu ponto de partida é a afirmação da importância vital e da relevância da pesquisa em educação física e o porque a investigacao é importante para a área. Para atingir esse objetivo, comento as tendências atuais e futuras da investigação europeia publicadas em quatro periódicos científicos editados em Inglês na última década (2000-2009) para fornecer um contexto analítico e uma perspectiva. Começo o artigo com um relatório sobre a percentagem de trabalhos europeus, que foram publicados nessas revistas, o país de origem dos autores e dos assuntos dos artigos. Em seguida, identifico algumas tendências nestas publicações e analiso em particular, uma comparação entre as duas metades da década. Finalmente, estruturo em âmbito mais vasto o contexto da pesquisa em educação física e formulo cinco perguntas que nos levam a uma reflexão crítica sobre temas importantes para o futuro da pesquisa em nosso campo. Através de cada uma destas questões e problemas que surgem, procuro mostrar porque a pesquisa em educação física é importante, sendo por por isso, necessário envolver mais e mais pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
