Influências da Argentina no advento do profissionalismo brasileiro
uma análise da revista El Gráfico e do Jornal dos Sports (1930-1933)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.118101Palavras-chave:
Futebol, História, Artigo de jornal, DiscursoResumo
O presente artigo objetivou analisar as influências, no contexto brasileiro, da instauração do regime profissional no futebol argentino, entre os anos de 1930 e 1933. Para isso, foram analisadas reportagens de dois importantes periódicos publicados nos dois países: El Gráfico (Argentina) e Jornal dos Sports (Brasil). Pode-se concluir que as ideias e ações colocadas em prática no país vizinho, que culminou no profissionalismo do futebol em 1931, seriam amplamente divulgadas no Brasil como um exemplo a ser seguido, como uma receita de sucesso para o futebol local. Esse aparato discursivo, recheado de dados quantitativos, pode ser considerado uma face importante da adoção do profissionalismo no Brasil, no ano de 1933.
Downloads
Referências
A COTAÇÃO dos craks platinos subindo como balões. Jornal dos Sports, n. 286, p.1, 16 fev. 1932.
A IRRADIAÇÃO do profissionalismo na Argentina. Jornal dos Sports, n. 94, p. 4, 2 jul. 1931.
A QUESTÃO do profissionalismo. Jornal dos Sports, n. 68, p. 2, 2 jun. 1931.
ALABARCES, Pablo Alejandro. Historia mínima del fútbol en América Latina. Ciudad de México: El Colegio de México, 2018.
ARCHETTI, Eduardo. Masculinidades: fútbol, tango y polo en la Argentina. Buenos Aires: Antropofagia, 2003.
ARGUMENTO EM FAVOR do profissionalismo no football. Uma estatística eloquente. Jornal dos Sports, n. 204, p. 2, 8 nov. 1931.
CALDAS, Waldenyr. Pontapé inicial: uma memória do futebol brasileiro (1894-1933). São Paulo: Ibrasa, 1990.
CAMPOMAR, Andreas. Golazo. De los aztecas a la Copa del Mundo: la historia completa del fútbol en América Latina. Buenos Aires: Deldragón, 2014.
CHANTECLER. La revolución de los jugadores porteños de fútbol. El Gráfico, n. 614, p. 16-17, 18 abr. 1931b. [tradução dos autores].
CHANTECLER. La revolución de los jugadores porteños. El Gráfico, n. 615, p. 16 – 17, 25 abr. 1931a. [tradução dos autores].
CHANTECLER. La delicada situación. El Gráfico. n. 67, p.16, 9 maio. 1931c. [tradução dos autores].
CLAUSSEN, Detlev. Béla Guttman. Uma lenda do futebol do século XX. São Paulo: Estação Liberdade, 2014.
COUTO, André Alexandre Guimarães. O Jornal dos Sports e sua trajetória: uma breve história a partir de seus cronistas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 40., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: INTERCOM, 04 a 09 set. 2017. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2039-1.pdf. Acesso em: 14 mar; 2022.
COUTO, André Alexandre Guimarães. Uma arena de notícias: a fundação do Jornal dos Sports e seus primeiros editoriais. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-RIO, 14., 2010. [Anais…]. Rio de Janeiro: Associação Nacional de História, 19 a 23 jul. 2010. Disponível em: http://encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276705454_ARQUIVO_TextoAnpuh2010.pdf.
DAMO, Arlei Sander. Do dom à profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, Anpocs, 2007.
DE SÁBADO a sábado. La Confederación Argentina. El Gráfico, n. 588, p. 18, 18 out. 1930a. [tradução dos autores].
DE SÁBADO a sábado. El Gráfico, n. 586, p. 18, 04 dez.1930b. [tradução dos autores].
DRUMOND, Maurício. O “dissídio esportivo” e o processo de profissionalização do futebol no Rio de Janeiro (1933-1937). In: GOMES, Eduardo de Souza; PINHEIRO, Caio Lucas Morais (org.). Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015. p. 73-91.
ELEMENTOS para a organização do profissionalismo. Jornal dos Sports, n. 454, p.1, 1 set. 1932.
FOI FUNDADA em Buenos Aires a Liga Argentina de Football Profissional. Jornal dos Sports, n. 57, p. 2, 20 maio. 1931.
FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses. São Paulo: Companhia das Letras: 2007.
FRYDENBERG, Julio. Historia social del fútbol: del amateurismo a la profesionalización. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2011.
GOMES, Eduardo de Souza. A chegada do profissionalismo: imprensa e dirigentes de futebol no Rio de Janeiro (1933) e na Colômbia (1948). Esporte e Sociedade, ano 12, n. 29, p. 1-22, mar. 2017.
GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil. São Paulo: Contexto, 2009.
IMPRESIONES de Gilberto. El Gráfico, n. 588, p. 39, 18 out. 1930a. [tradução dos autores].
IMPRESIONES de Gilberto. El Gráfico, n. 592, p.49, 15 nov. 1930b. [tradução dos autores].
IWANCZUK, Jorge. Historia del fútbol amateur en la Argentina. Buenos Aires: Autores Editores, 1992.
LAGE, Marcus Vinícius Costa. Deixem em paz os nossos cracks: análise sociológica da profissionalização do futebol belo-horizontino: a regulamentação e os significados sociais. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de pós-graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica, Belo Horizonte, 2013.
LAGE, Marcus Vinícius Costa. “Era uma vez um grande”: o mito da decadente aristocracia americana. Tese (Doutorado em História) - Programa de pós-graduação em História. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
LIMA, Rodrigo Carrapatoso de. Aves de arribação – o processo de ‘importação’ de jogadores na cidade do Recife: conquistando glórias a preço de ouro (1915-1920). In: GOMES, Eduardo de Souza; PINHEIRO, Caio Lucas Morais (org.). Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015. p. 217-231.
MOURA, Rodrigo Caldeira Bagni. O amadorismo, o profissionalismo, os sururus e outras tramas: o futebol em Belo Horizonte nas décadas de 1920 e 1930. Dissertação (Mestrado em Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
NEGREIROS, Plínio José Labriola de Campos. A nação entra em campo: o futebol nos anos 30 e 40. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998.
O FOOTBALL na Argentina. Jornal dos Sports, n. 87, p.6, 24 de maio 1931.
O GRANDE enthusiasmo pelo futebol na Argentina… Jornal dos Sports, n. 356, p. 4, 8 maio 1932.
O INTERESSE despertado pelo football profissional na Argentina. Jornal dos Sports, n. 334, p. 4, 13 abr. 1932.
O PRESTIGIO do football na Argentina. Jornal dos Sports, n.181, p. 2, 13 out.1931.
O PROFISSIONALISMO em Buenos Aires… Jornal dos Sports, n. 464, p. 2, 14 set. 1932.
O PROFISSIONALISMO pegou na Argentina. As rendas dos jogos entre amadores são ridículas. Jornal dos Sports, n. 86, p. 4, 23 jun. 1931a.
O PROFISSIONALISMO no futebol argentino. Definidas as cathegorias para os profissionaes – Os honorários para os juízes. Jornal dos Sports, n. 66, p. 2, 30 maio 1931b.
OS IMPLANTADORES do profissionalismo na Argentina satisfeitos. E a municipalidade também. Jornal dos Sports, n. 69, p. 4, 3 jun. 1931.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro,1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
REIS, Miguel A. Football profissional na Argentina. Jornal dos Sports, n.27, p. 2, 14 abr. 1931a.
REIS, Miguel A. O ‘passe livre’ de footballers argentinos precipita a questão do profissionalismo. Jornal dos Sports, n. 46, p. 2, 7 maio 1931b.
REIS, Miguel. A dos. O Profissionalismo em Buenos Aires é o amadorismo? Jornal dos Sports, n. 61, p. 3, 24 abr. 1931c.
REYNA, Francisco D. La difusión y apropiación del fútbol en el proceso de modernización en Córdoba (1900-1943): actores, prácticas, representaciones e identidades sociales. Tesis (Doctorado en Historia) - Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, 2008.
SALLES, José Geraldo do Carmo. Entre a paixão e o interesse: o amadorismo e o profissionalismo no futebol brasileiro. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de pós-graduação em Educação Física. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2004.
SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia. Revolução Vascaína: a profissionalização do futebol e a inserção socioeconômica de negros e portugueses na cidade do Rio de Janeiro (1915-1934). Tese (Doutorado em História) - Pós-graduação em História Econômica, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010.
SOUTTO MAYOR, Sarah Teixeira. O futebol na cidade de Belo Horizonte: amadorismo e profissionalismo nas décadas de 1930 e 1940. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
SOUTTO MAYOR, Sarah Teixeira; SILVA, Sílvio Ricardo da. Do amadorismo profissional ao profissionalismo amador: os discursos da imprensa sobre a profissionalização do futebol na cidade de Belo Horizonte. FuLiA / UFMG, v. 5. n.1, p. 26–47, 2021.
SOUZA, Jhonatan Uewerton; CAPRARO, André Mendes. “Mercadorias postas em leilão”: tensões sociais no prematuro processo de reconhecimento do profissionalismo no futebol paranaense. In: GOMES, Eduardo de Souza; PINHEIRO, Caio Lucas Morais (org.). Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015. p. 235-263.
USANDO máscaras após o carnaval. Jornal dos Sports, n. 289. p. 4, 19 fev. 1932.
WAHL, Alfred. Historia del Fútbol, del juego al deporte. Barcelona: Ediciones B.S.A, 1997.
YAMANDU, Walter; GÓIS JÚNIOR, Edivaldo. Profissionalismo “marrom” no futebol e a imprensa paulista (1920-1930). Recorde, v. 5, n. 2, p. 1-13, jun./dez. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
