Filmes como estratégias para as aulas de Educação Física na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.117773

Palavras-chave:

Educação Física, Treinamento, Filmes cinematográficos, Ensino

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas do uso de filmes como estratégia nas aulas de Educação Física. Para isso, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa de cunho documental, na qual foram analisados doze filmes. Após as análises, foram identificados temas como racismo, gênero, educação e religiosidade, que serviram para subsidiar as discussões da pesquisa em voga. Nesse sentido, ressaltamos a importância da utilização de filmes como estratégia de ensino durante as aulas de Educação Física, pois estes trazem consigo temas transversais inerentes à realidade dos estudantes, que podem ser problematizados pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALI. Direção: Michael Mann. Estados Unidos. 2001. 1 DVD (157 min.).

A GANGUE está em campo. Direção: Phil Joanou. Sony Pictures. Estados Unidos. 2006. 1 DVD (120 min.).

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BILLY Elliot. Direção: Stephen Daldry. Universal Studios. Reino Unido. 2000. 1 DVD (111 min.).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: educação física. Brasília, 1998.

­BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Justiça. Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. Manual da nova classificação indicativa. Brasília, DF: Ministério da Justiça, 2006.

CÂNDIDO, Cássia Marques et al. Educação Física e mídia: estudo bibliométrico na Web of Science de 1945-2019. Movimento, v. 27, p. e27024, abr. 2021.

CARRUAGENS de Fogo. Direção: Hugh Hudson. 20th Century Fox. Reino Unido. 1981. 1 DVD (123 min.).

CHALUH, Laura Noemi. Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar. Educação em Revista, v. 28, n.2, p.133-152 , jun. 2012.

CHRISTOFOLETTI, Rogério. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Revista Educação, v. 34, n. 3, 2009.

COACH Carter – treino para a vida. Direção: Thomas Carter. Estados Unidos. 2005. 1 DVD (136 min.).

COELHO, Roseana Moreira de Figueiredo; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática da UFOP, v. 1, 2010.

DESAFIANDO Gigantes. Direção: Alex Kendrick. Sony Pictures. Estados Unidos. 2006. 1 DVD (111 min.).

DINIZ, Irlla Karla dos Santos; RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Os usos da mídia em aulas de Educação Física escolar: possibilidades e dificuldades. Movimento, v. 18, n. 3, p. 183-202, jul. 2012.

DUARTE, Rosalia. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DUELO de Titãs. Direção: Boaz Yakin. Walt Disney Pictures. Estados Unidos. 2000. 1 DVD (113 min.).

FARIAS, Isabel Maria Sabino et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livros, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A Educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, v.1, p. 71-83, 2010.

INVICTUS. Direção: Clint Eastwood. Warner Bros. Pictures. Estados Unidos. 2009. 1 DVD (133 min.).

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1994.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria; Fundamentos de metodologia científica, São Paulo; Atlas, 2003.

MENINA de Ouro. Direção: Clint Eastwood. Warner Bros. Pictures. Estados Unidos. 2004. 1 DVD (132 min.).

MESSIAS, Renata Michele; BEZERRA, Josué Alencar. Cinema e Geografia: o filme como instrumento didático no ensino de Geografia. Revista de Geografia, v. 35, n. 3, P. 324-344, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

OLIVEIRA, Sandro José; SUGAYAMA, Soraya. Educação Física escolar – filmes como recurso didático. Cadernos PDE. v. 1. 2014.

PIRES, Giovani de Lorenzi. A pesquisa em educação física e mídia nas ciências do esporte: um possível estado atual da arte. Movimento, v. 9, n. 1, p. 9-22, mai. 2003.

PIRES, Giovani de Lorenzi et al. A pesquisa em educação física e mídia: pioneirismo, contribuições, e críticas ao “grupo de Santa Maria”. Movimento, v. 14, n. 3, p. 33-52, nov. 2008.

RAÇA. Direção: Stephen Hopkins. Entertainment One Films. Canadá. 2016. 1 DVD. (135 min.).

RAINHA de Katwe. Direção: Mira Nair. Walt Disney Pictures. Estados Unidos. 2016. 1 DVD (124 min.).

RANGEL, Irene Conceição Andrade. Racismo, preconceito e exclusão: um olhar a partir da Educação Física escolar. Revista Motriz, v. 12, n. 1, p. 73-76, jan./abr., 2006.

RIGONI, Ana Carolina Capellini; DAOLIO, Jocimar. Corpos na escola: reflexões sobre Educação Física e religião. Movimento, v. 20, n. 3, p. 875-894, jul./set. de 2014.

SANT’ANNA, Ilza Martin; MENEGOLLA, Maximiliano. Didática: aprender a ensinar. São Paulo; Loyola, 2011.

SANTOS, Isabel Aparecida. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2005.

SILVA, José Edmilson; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Educação Física, Folclore e Religião: relações e Interferências. Revista de Educação Física UEM, Maringá, v. 20, n. 4, p. 555-567, 2009.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Caderno CEDES, v. 19, n. 48, p. 52-68. 1999.

SOUZA JUNIOR, Marcilio Barbosa; MELO, Marcelo Soares Tavares; SANTIAGO, Maria Eliete. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em Educação Física escolar. Movimento, v. 16, n. 3, p. 31-49, jul./set, 2010.

TEIXEIRA, Inês Assunção Castro; LOPES, José Sousa Miguel. A diversidade cultural vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

UM SONHO Possível. Direção: John Lee Hancock. Warner Bros. Pictures. Estados Unidos. 2009. 1 DVD (129 min.).

Publicado

2022-05-31

Como Citar

FU, H. S.; SILVA, P. H. B. da; SILVA, A. P. da; SOUZA JUNIOR, M. B. M. de; MELO, M. S. T. de. Filmes como estratégias para as aulas de Educação Física na Escola. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28028, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.117773. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/117773. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais