Consultoria colaborativa em Educação Física

planejamento e implementação de programa para estudante com deficiência física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.117590

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Especial, Inclusão escolar, Serviços de consultoria

Resumo

O objetivo do estudo foi planejar, aplicar e avaliar um programa de consultoria colaborativa como modelo de suporte à inclusão de estudante com deficiência física no contexto da Educação Física escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem colaborativa, como estratégia recorreu-se ao estudo de caso. Participou desse estudo um professor de Educação Física de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, que ministrava aulas para estudantes com deficiência física. O programa foi desenvolvido em quatro etapas: 1) Aproximação e estabelecimento de vínculos; 2) Identificação do problema e Planejamento do plano de ação; 3) Implementação e 4) Avaliação do programa. Os resultados indicaram que a prestação do serviço de consultoria colaborativa se mostrou uma estratégia de apoio viável no contexto das aulas de Educação Física, sendo capaz de fornecer ao professor do ensino regular mais segurança para lidar com os desafios da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Patrícia Santos de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutoranda no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana na Universidade Federal de São Carlos

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial – PPGEEs/UFSCar, São Carlos-SP, Brasil

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

SANTOS DE OLIVEIRA, P.; DE ABREU VAN MUNSTER, M. Consultoria colaborativa em Educação Física: planejamento e implementação de programa para estudante com deficiência física. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29016, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.117590. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/117590. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais