AMANDA: ambiente de mediação e análise de discussões assíncronas a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9628Palabras clave:
Ensino a distancia, comunicação mediada pelo computador, comunicação assíncrona, argumentação, ambientes virtuais de aprendizagem.Resumen
Este artigo descreve o sistema AMANDA, um ambiente inteligente para mediação de discussões assíncronas que visa a aumentar a interatividade e reduzir trabalho de tutoria necessário ao acompanhamento de grupos de discussão a distancia. O texto apresenta os princípios computacionais do sistema, incluindo as representações internas e os algorítmos utilizados. É apresentada também uma proposta para a avaliação computacional da participação dos alunos em discussões de grupos utilizando indicadores capazes de expressar o grau de assiduidade, de discordância e de aceitação das idéias dos alunos em relação ao grupo. São abordadods ainda os aspectos de implementação, incluindo a arquitetura do sistema e suas respectivas interfaces de usuário. Ao final, são reportados e discutidos os resultados obtidos com o uso do sistema AMANDA em situações reais de aprendizagem a distância.Descargas
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Publicado
2005-08-07
Cómo citar
ELEUTÉRIO, M. A.; BORTOLOZZI, F. AMANDA: ambiente de mediação e análise de discussões assíncronas a distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9628. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9628. Acesso em: 29 abr. 2025.
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Artigos
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Recibido 2009-08-03
Aceptado 2009-08-03
Publicado 2005-08-07
Aceptado 2009-08-03
Publicado 2005-08-07