Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos

Autores

  • Bruna Kin Slodkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leticia Rocha Machado Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jozelina Silva da Silva Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86995

Palavras-chave:

Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.

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Biografia do Autor

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga Multimeios e Informática Educativa, Mestre em Gerontologia Biomédica e Doutora em Informática na Educação.

Jozelina Silva da Silva Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Design Instrucional (SENAC) e Informática instrumental para a Educação Básica (UFRGS). Graduada em Letras Português/Espanhol (UNISINOS). Pesquisadora do CNPQ no Centro de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (NUTED-UFRGS) .Tópicos de pesquisa: educação a distância, aprendizagem intergeracional e multiletramento digital.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

SLODKOWSKI, B. K.; MACHADO, L. R.; MENDES, J. S. da S.; BEHAR, P. A. Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3 Set/Dez, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995. Acesso em: 29 abr. 2025.
Recebido 2018-09-27
Aceito 2019-10-25
Publicado 2019-12-31