Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos

Autores/as

  • Bruna Kin Slodkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leticia Rocha Machado Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jozelina Silva da Silva Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86995

Palabras clave:

Autoria Digital. Construção de Vídeos. Cybersêniors.

Resumen

O artigo tem por objetivo investigar de que forma a construção de vídeos autorais contribuem para o envelhecimento ativo e o desenvolvimento da autonomia de cybersêniors em um curso de inclusão digital. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente. Assim, é importante cada vez mais instigar a autoria digital dos idosos para desenvolver a sua autoestima e autorrealização. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários e observações participantes com 21 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados apontaram que a maioria dos participantes (99%) considerou satisfatória a construção dos materiais, evidenciando alguns elementos necessários para este processo, como o planejamento. A análise dos dados apontou que a autoria digital pode auxiliar tanto no desenvolvimento da autonomia quanto no envelhecimento ativo através das produções de vídeos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia Rocha Machado, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga Multimeios e Informática Educativa, Mestre em Gerontologia Biomédica e Doutora em Informática na Educação.

Jozelina Silva da Silva Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Design Instrucional (SENAC) e Informática instrumental para a Educação Básica (UFRGS). Graduada em Letras Português/Espanhol (UNISINOS). Pesquisadora do CNPQ no Centro de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (NUTED-UFRGS) .Tópicos de pesquisa: educação a distância, aprendizagem intergeracional e multiletramento digital.

Citas

BAX, M. P. A evolução da Web rumo à Web semântica. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, n.19, p.70-96, 2012.

BEHAR, P. A. Competências na EAD. Porto Alegre: Penso, 2013.

CANDIDO, H. T. N. O uso de dispositivos móveis pelos idosos: um estudo de caso. 2015. 40 p. Monografia

(Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação: Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio

Grande do Sul.

CHARTIER, R. O que é um Autor? Revisão de uma genealogia. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

DOLL, J.; RAMOS, A. C.; BUAES, C. S. Educação e Envelhecimento. In: Educação & Realidade, Porto Alegre, v.40, n.1, p. 9-15,9-15, jan./mar. 2015.

FERREIRA, A. J.; GOULART, D. Convivendo em um mundo tecnológico. In: TERRA, N. L.; BÓS, A. J. G.; CASTILHOS, N. (Org.). Temas sobre envelhecimento ativo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. 599 p.

FILATRO, A. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

GRANDE, T. P. F.; InstrUMEDS: um instrumento para materiais educacionais digitais em dispositivos móveis para idosos. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

GUIMARÃES, V. P. A formação do sujeito autor: o lúdico como estratégia pedagógica potencializadora da autoria de pensamento. Brasília, DF. Universidade de Brasília/Faculdade de Educação (Trabalho Final de Curso), 2011. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2386/1/2011_VirginiaPerpetuoGuimaraes.pdf.> Acesso em 22 de jan. 2018.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos e Pesquisas Informação Demográfica e Socioeconômica. Rio de Janeiro. Nº35, 2015.

ICL. Centro Internacional de Longevidade Brasil. Envelhecimento ativo: um marco político em resposta à revolução da longevidade. Rio de Janeiro: ICL. 2015.

KACHAR, V. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista Kairós Gerontologia, 2010, p.131-147.

KOCH, I. L. C. Autoria de material digital: possibilidades de protagonismo na ação docente. Trabalho de conclusão de especialização.

KROKOSCZ, M. Outras palavras para autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015.

LOLLI, M. C. G.; MAIO, E. R. Uso da tecnologia por idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades. Revista Educação, Cultura e sociedade. Sinop/MT/Brasil, v. 5, n. 2, p. 211-223, jul./dez. 2015.

MACHADO, L.R.; CACHIONI, M. O idoso e as novas tecnologias. In: FREITAS, E. V. [et al.] (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 1604-1611, 2016.

MACHADO, L R.; BEHAR, P. A. Educação a Distância e Cybersêniors: um foco nas estratégias pedagógicas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 129-148, jan./mar. 2015.

MENEZES, M. E. de L. Tecnologias e mídias digitais no processo educativo e a autoria de alunos: limites, contribuições e possibilidades. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

OSORIO. A. R. Educação Permanente e Educação de Adultos.1 Ed. Editora: Instituto Piaget, 2005, 372 p.

UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, julho de 2010.Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. Acesso em 21 de mar. 2018.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

SLODKOWSKI, B. K.; MACHADO, L. R.; MENDES, J. S. da S.; BEHAR, P. A. Autoria digital de cybersêniors: um estudo de caso sobre a construção de vídeos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3 Set/Dez, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86995. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2018-09-27
Aceptado 2019-10-25
Publicado 2019-12-31