As Redes Semânticas de Mapas Conceituais como Recurso Pedagógico para Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

  • Priscila Vieira Bastos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.143717

Palavras-chave:

Vidya Network., ferramenta educacional, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Pensar no processo de ensino e aprendizagem de alunos da educação básica, também é pensar na sua identidade e especificidade. Portanto, o presente estudo visa apresentar uma reflexão a respeito do uso das novas tecnologias no espaço escolar. Buscando assim promover a interação, integração e conhecimento entre os alunos típicos e atípicos. Nesta escrita nos limitamos a uma proposta de intervenção pedagógica voltada para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tendo como objetivo explorar a teoria da aprendizagem significativa do psicólogo Ausubel (1980) com a utilização da ferramenta educacional Vidya Network.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BOSA, Cleonice; CALLIAS, Maria. Autismo breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

GRANDI, R. H. Vidya Network: uma ferramenta educacional baseada em redes semânticas de mapas conceituais. Tese de doutorado. PPGIE/UFRGS. Porto Alegre, 2024.

GRANDI, R. H; et al. Rede Semântica de Mapas Conceituais Vidya Network. In: CONCURSO APPS.EDU - PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 11. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

JONASSEN, D. H. Computadores, Ferramentas cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora. 2007

LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTISI. M. C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cursoobjetosaprendizagem/situando_usomidias_mec.pdf Acesso em: 22 de out.2023.

MAYER, Richard E. Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia. In G. L. Miranda (Org.). Ensino online e aprendizagem multimédia (pp. 207-237). Lisboa: Relógio d’Água Editores. 2009.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013.

NEVADO, R. A. de; MENEZES, C. S. de; JÚNIOR, R. R. M. V. Debate de teses – uma arquitetura pedagógica. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2011.

NOVAK, J.D. Uma teoria da educação. São Paulo: Pioneira. Trad. de M.A. Moreira. 1981.

NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 5, n.1, p. 9-29, jan-jun, 2010.

ORRÚ, Sílvia Ester. A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa. 2006. 210p. Tese de (Doutorado em Educação) - Universidade Metodistas de Piracicaba (Unimep), Piracicaba, SP, 2006.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.

VIDYA NETWORK. Tutorial de Mediação Pedagógica. 2024. Disponível em: http://vidyanet.nuvem.ufrgs.br/help/pedagogy. Acesso em 29 out. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-22

Como Citar

VIEIRA BASTOS, P. As Redes Semânticas de Mapas Conceituais como Recurso Pedagógico para Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.143717. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/143717. Acesso em: 24 jun. 2025.