Jogo Sério para Treinamento de Profissionais de Saúde e Cuidadores de Idosos com Doença de Alzheimer
uma abordagem educativa, inovadora e lúdica
DOI:
https://doi.org/10.22491/1982-1654.140744Palavras-chave:
Jogos Sérios. Treinamento. Capacitação. Profissionais de saúde. CuidadoresResumo
Os jogos sérios surgem como recursos inovadores para os profissionais de saúde e os cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer. O objetivo do estudo é desenvolver um jogo sério para a formação continuada desses profissionais, utilizando abordagens lúdicas para melhorar a capacidade de cuidado e tomada de decisões. O desenvolvimento do jogo envolveu a criação de um Game Dev Document, personagens gerados pela ferramenta Metahuman da Unreal Engine, artes de cenários pela inteligência artificial MidJourney, sons gratuitos e programação com a engine Renpy. Os resultados mostram que o jogo treina os cuidadores para atendimento real a pessoas idosas com doença de Alzheimer em estágios leve e moderado.
Downloads
Referências
BURGDORF, J. G.; AMJAD, H. Impact of diagnosed (vs undiagnosed) dementia on family caregiving experiences. Journal of the American Geriatrics Society, v. 71, n. 4, p. 1236-1242, 2023.
DEWHIRST, A.; LAUGHARNE, R.; SHANKAR, R. Therapeutic use of serious games in mental health: scoping review. The British Journal of Psychiatry Open, v. 8, n. 2, p. e37, 2022.
DIAS, L. P. S.; BARBOSA, J. L. V.; VIANNA, H. D. Gamification and serious games in depression care: A systematic mapping study. Telematics and Informatics, v. 35, n. 1, p. 213-224, 2018.
DIETLEIN, C.; BOCK, B. N. Recommendations on the design of serious games for people with dementia. EAI Endorsed Transactions on Serious Games, v. 5, n. 17, 2019.
FERREIRA, L. M.; LEMOS, N. F. D. A dualidade na experiência do cuidado: homens cuidadores de idosos familiares e suas narrativas. Revista Kairós-Gerontologia, v. 25, n. 1, p. 151-167, 2022.
GAUTHIER, S. W. C; SERVAES, S.; MORAIS J.A.; ROSA-NETO, P. World Alzheimer Report 2022: Life after diagnosis: Navigating treatment, care and support. London, England: Alzheimer’s Disease International. 2022.
GUSTAVSSON, A. et al. Global estimates on the number of persons across the Alzheimer's disease continuum. Alzheimer's & Dementia, v. 19, n. 2, p. 658-670, 2023.
JIRAYUCHAROENSAK, S. et al. A game-based neurofeedback training system to enhance cognitive performance in healthy elderly subjects and in patients with amnestic mild cognitive impairment. Clinical Interventions in Aging, v. 19, n. 14, p 347–60, 2019.
KLANOVICZ, L. R. F.; CORSO, E. R. Retalhos de vida: memórias e vivências de gênero e geração entre cuidadoras e cuidadores de idosos (as) com Alzheimer. CLIO: Revista Pesquisa Histórica, v. 41, n. 1, p. 58-79, 2023.
KLEIN-KOERKAMP, Y.; BACIU, M.; HOT, P. Preserved and impaired emotional memory in Alzheimer’s disease. Frontiers in Psychology, v. 3, p. 331, 2012.
KOWERT, R. et al. Digital games and mental health. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 713107, 2021.
MAKRI, M.; TSOLAKI, M.; ZYGOURIS, S. Development of the Training Platform “AD- GAMING” for the Improvement of Quality of Life of People with Dementia through “Serious Games”. Journal of Family Medicine, v. 7, n. 4, p. 1207, 2020.
MOHERDAUI, J. H.; FERNANDES, C. L. C.; SOARES, K. G. O que leva homens a se tornar cuidadores informais: um estudo qualitativo. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 14, n. 41, p. 1907-1907, 2019.
MUBIN, O., ALNAJJAR, F., AL MAHMUD, A., JISHTU, N., ALSINGLAWI, B. Exploring serious games for stroke rehabilitation: a scoping review. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 17, n.1, p.159–65, 2022.
MUÑOZ, J. et al. Immersive virtual reality exergames for persons living with dementia: User-centered design study as a multistakeholder team during the COVID- 19 pandemic. JMIR Serious Games, v. 10, n. 1, p. e29987, 2022.
NING, H.; LI, R.; YE, X.; ZHANG, Y.; LIU, L. A Review on Serious Games for Dementia Care in Ageing Societies. IEEE Journal of Translational Engineering in Health and Medicine, v. 8, n.1, p. 1-11, 2020.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. Métodos e Técnicas. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2017. 424p.
SCHELTENS, P. et al. Alzheimer's disease. The Lancet, v. 397, n. 10284, p. 1577- 1590, 2021.
SCHWARTZ, G. M. Histórico, definição e criação do webgames com o corpo. In: SCHWARTZ, G., M.; TAVARES, G. H. Webgames com o Corpo: vivenciando jogos virtuais no mundo real. São Paulo: Phorte, 2012, p 7-11.
SILVA, P. A.; SANTOS, R. An opinion mining methodology to analyse games for health. Multimedia Tools and Applications, v. 82, n. 9, p. 12957-12976, 2023.
SIPIYARUK, K. et al. A rapid review of serious games: from healthcare education to dental education. European Journal of Dental Education, v. 22, n. 4, p. 243-257, 2018.
UDEOZOR, C. et al. Digital games in engineering education: systematic review and future trends. European Journal of Engineering Education, v. 48, n. 2, p. 321-339, 2023.
WANG, R. et al. A systematic review of serious games in training health care professionals. Simulation in Healthcare, v. 11, n. 1, p. 41-51, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2024-10-26
Publicado 2024-12-22