Jogo Sério para Treinamento de Profissionais de Saúde e Cuidadores de Idosos com Doença de Alzheimer

uma abordagem educativa, inovadora e lúdica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.140744

Palavras-chave:

Jogos Sérios. Treinamento. Capacitação. Profissionais de saúde. Cuidadores

Resumo

Os jogos sérios surgem como recursos inovadores para os profissionais de saúde e os cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer. O objetivo do estudo é desenvolver um jogo sério para a formação continuada desses profissionais, utilizando abordagens lúdicas para melhorar a capacidade de cuidado e tomada de decisões. O desenvolvimento do jogo envolveu a criação de um Game Dev Document, personagens gerados pela ferramenta Metahuman da Unreal Engine, artes de cenários pela inteligência artificial MidJourney, sons gratuitos e programação com a engine Renpy. Os resultados mostram que o jogo treina os cuidadores para atendimento real a pessoas idosas com doença de Alzheimer em estágios leve e moderado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Moraes de Oliveira, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA

Graduado em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, Licenciado em Pedagogia R2, possui Especialização em administração, supervisão e orientação escolar, Especialização em saúde digital. Tem interesse nas áreas de formação de professores, informática na educação e ensino em saúde digital.

Lucilene Arilho Ribeiro Bicudo, Universidade Federal de Goias (UFG)

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela UNESP, Campus de Botucatu (1993), Mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela UNESP, Campus de Botucatu (1996) e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética Molecular) pela UNESP e pela New York University, USA (2000). Atualmente é docente da Universidade Federal de Goias (UFG), ministrando as disciplinas de Genética, Genética Molecular e Genética Humana para os cursos de Nutricao, Biomedicina, Ciências Biológicas e Enfermagem. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em Genética Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genética dos defeitos de linha média, deficiência intelectual e cardiopatias congênitas; genômica e sindromologia e variação alelica e genes do desenvolvimento.

Referências

BURGDORF, J. G.; AMJAD, H. Impact of diagnosed (vs undiagnosed) dementia on family caregiving experiences. Journal of the American Geriatrics Society, v. 71, n. 4, p. 1236-1242, 2023.

DEWHIRST, A.; LAUGHARNE, R.; SHANKAR, R. Therapeutic use of serious games in mental health: scoping review. The British Journal of Psychiatry Open, v. 8, n. 2, p. e37, 2022.

DIAS, L. P. S.; BARBOSA, J. L. V.; VIANNA, H. D. Gamification and serious games in depression care: A systematic mapping study. Telematics and Informatics, v. 35, n. 1, p. 213-224, 2018.

DIETLEIN, C.; BOCK, B. N. Recommendations on the design of serious games for people with dementia. EAI Endorsed Transactions on Serious Games, v. 5, n. 17, 2019.

FERREIRA, L. M.; LEMOS, N. F. D. A dualidade na experiência do cuidado: homens cuidadores de idosos familiares e suas narrativas. Revista Kairós-Gerontologia, v. 25, n. 1, p. 151-167, 2022.

GAUTHIER, S. W. C; SERVAES, S.; MORAIS J.A.; ROSA-NETO, P. World Alzheimer Report 2022: Life after diagnosis: Navigating treatment, care and support. London, England: Alzheimer’s Disease International. 2022.

GUSTAVSSON, A. et al. Global estimates on the number of persons across the Alzheimer's disease continuum. Alzheimer's & Dementia, v. 19, n. 2, p. 658-670, 2023.

JIRAYUCHAROENSAK, S. et al. A game-based neurofeedback training system to enhance cognitive performance in healthy elderly subjects and in patients with amnestic mild cognitive impairment. Clinical Interventions in Aging, v. 19, n. 14, p 347–60, 2019.

KLANOVICZ, L. R. F.; CORSO, E. R. Retalhos de vida: memórias e vivências de gênero e geração entre cuidadoras e cuidadores de idosos (as) com Alzheimer. CLIO: Revista Pesquisa Histórica, v. 41, n. 1, p. 58-79, 2023.

KLEIN-KOERKAMP, Y.; BACIU, M.; HOT, P. Preserved and impaired emotional memory in Alzheimer’s disease. Frontiers in Psychology, v. 3, p. 331, 2012.

KOWERT, R. et al. Digital games and mental health. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 713107, 2021.

MAKRI, M.; TSOLAKI, M.; ZYGOURIS, S. Development of the Training Platform “AD- GAMING” for the Improvement of Quality of Life of People with Dementia through “Serious Games”. Journal of Family Medicine, v. 7, n. 4, p. 1207, 2020.

MOHERDAUI, J. H.; FERNANDES, C. L. C.; SOARES, K. G. O que leva homens a se tornar cuidadores informais: um estudo qualitativo. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 14, n. 41, p. 1907-1907, 2019.

MUBIN, O., ALNAJJAR, F., AL MAHMUD, A., JISHTU, N., ALSINGLAWI, B. Exploring serious games for stroke rehabilitation: a scoping review. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, v. 17, n.1, p.159–65, 2022.

MUÑOZ, J. et al. Immersive virtual reality exergames for persons living with dementia: User-centered design study as a multistakeholder team during the COVID- 19 pandemic. JMIR Serious Games, v. 10, n. 1, p. e29987, 2022.

NING, H.; LI, R.; YE, X.; ZHANG, Y.; LIU, L. A Review on Serious Games for Dementia Care in Ageing Societies. IEEE Journal of Translational Engineering in Health and Medicine, v. 8, n.1, p. 1-11, 2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social. Métodos e Técnicas. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2017. 424p.

SCHELTENS, P. et al. Alzheimer's disease. The Lancet, v. 397, n. 10284, p. 1577- 1590, 2021.

SCHWARTZ, G. M. Histórico, definição e criação do webgames com o corpo. In: SCHWARTZ, G., M.; TAVARES, G. H. Webgames com o Corpo: vivenciando jogos virtuais no mundo real. São Paulo: Phorte, 2012, p 7-11.

SILVA, P. A.; SANTOS, R. An opinion mining methodology to analyse games for health. Multimedia Tools and Applications, v. 82, n. 9, p. 12957-12976, 2023.

SIPIYARUK, K. et al. A rapid review of serious games: from healthcare education to dental education. European Journal of Dental Education, v. 22, n. 4, p. 243-257, 2018.

UDEOZOR, C. et al. Digital games in engineering education: systematic review and future trends. European Journal of Engineering Education, v. 48, n. 2, p. 321-339, 2023.

WANG, R. et al. A systematic review of serious games in training health care professionals. Simulation in Healthcare, v. 11, n. 1, p. 41-51, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-22

Como Citar

MORAES DE OLIVEIRA, G.; DO CARMO, E. G.; SANTOS SILVA , C.; ARILHO RIBEIRO BICUDO, L. Jogo Sério para Treinamento de Profissionais de Saúde e Cuidadores de Idosos com Doença de Alzheimer: uma abordagem educativa, inovadora e lúdica. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.140744. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/140744. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2024-06-14
Aceito 2024-10-26
Publicado 2024-12-22