Acompanhamento da interação e produção textual coletiva através de mineração de textos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.13234Palavras-chave:
Mineração de Texto, Produção textual coletivaResumo
Este artigo apresenta a funcionalidade Rede de Conceitos, que foi implementada no Editor de Texto Coletivo (ETC). A Rede utiliza técnicas de mineração de texto e sua aplicação ocorreu tanto em produções textuais coletivas, quanto na ferramenta de comunicação fórum. O objetivo é oferecer suporte para o professor gerenciar o alto volume de dados oriundos das negociações e construção do texto em um menor tempo que o demandado atualmente. Os resultados apontam que a Rede de Conceitos pode auxiliar o professor, pois possibilita obter indicadores sobre a qualidade da produção textual, além de analisar as mensagens postadas nos fóruns, sem necessariamente ler todo o conteúdo deste material anteriormente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-05-03
Como Citar
MACEDO, A. L.; AZEVEDO, B. F. T.; BEHAR, P. A.; REATEGUI, E. B. Acompanhamento da interação e produção textual coletiva através de mineração de textos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.13234. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/13234. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2010-05-14
Aceito 2012-03-04
Publicado 2012-05-03
Aceito 2012-03-04
Publicado 2012-05-03