Programação em Blocos: impacto de um projeto de extensão executado em Escolas públicas de Diamantina/MG
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.96741Palavras-chave:
Lógica de Programação, Programação em Blocos, Escolas Públicas em DiamantinaResumo
O ensino da lógica de programação em escolas do Ensino Básico está consolidado em alguns países. No Brasil são poucas as iniciativas que facilitam o contato a este conteúdo na escola. Um projeto de extensão universitária foi criado visando a oferecer o primeiro contato com a lógica de programação a alunos da rede pública. No projeto, alunos da cidade de Diamantina/MG tiveram contato com ferramentas lúdicas de programação em blocos e de criação de aplicativos móveis. O intuito foi apresentar a base estrutural de algoritmos utilizando blocos, permitindo que os participantes expressassem sua criatividade, desenvolvendo aplicativos. A partir de dados coletados por meio de observação e de respostas a questionários, foi possível fazer um levantamento dos impactos deste tipo de conteúdo aplicado para estudantes da Educação Básica. Dentre alguns resultados destaca-se o aumento do interesse dos participantes em cursarem computação no futuro.Downloads
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Publicado 2020-11-22