Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem

Autores/as

  • Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio Ribeiro Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM - Campus Paracatu
  • Roberta Martins Mendonca Gomes
  • José Roberto Cruz e Silva
  • Jainer Diogo Vieira Matos
  • Júlio César Ferreira
  • Fernando Barbosa Matos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.89784

Palabras clave:

Jogos Digitais Educativos, Jogos Eletrônicos Didáticos, Teorias de Aprendizagem, Educação Profissional e Tecnológica, Capes

Resumen

Estudos voltados a recursos que interferem diretamente no campo educacional tornam-se cada vez mais pertinentes na era digital, uma vez que, é indispensável o uso de ferramentas que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva surgem os jogos digitais educativos (JDE), cuja utilização crescente como ferramenta educacional traz também a necessidade de reflexões, em especial sobre as teorias de aprendizagem que estão embasando práticas educativas por meio desses recursos. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral verificar qual a teoria de aprendizagem é mais citada em artigos encontrados na base de periódicos da Capes, publicados de 2015 a 2018, para fundamentar a utilização de JDE na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa realizada traz indícios que sugerem a ocorrência de um número reduzido de artigos sobre JDE em disciplinas técnicas da EPT e que inexiste prevalência de uma teoria de aprendizagem fundamentando JDE.

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Biografía del autor/a

Altair Fábio Silvério Ribeiro Fábio Ribeiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM - Campus Paracatu

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT) – Instituto Federal Goiano – IF Goiano.

Roberta Martins Mendonca Gomes

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT) – Instituto Federal Goiano – IF Goiano

José Roberto Cruz e Silva

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT) – Instituto Federal Goiano – IF Goiano

Jainer Diogo Vieira Matos

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT) – Instituto Federal Goiano – IF Goiano

Júlio César Ferreira

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT) – Instituto Federal Goiano – IF Goiano

Fernando Barbosa Matos

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT) – Instituto Federal Goiano – IF Goiano

Citas

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Publicado

2019-10-23

Cómo citar

RIBEIRO, A. F. S. R. F.; GOMES, R. M. M.; SILVA, J. R. C. e; MATOS, J. D. V.; FERREIRA, J. C.; MATOS, F. B. Uso de Jogos Digitais Educativos na Educação Profissional e Tecnológica fundamentados em Teorias de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.89784. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/89784. Acesso em: 26 abr. 2025.
Recibido 2019-01-22
Aceptado 2019-09-27
Publicado 2019-10-23