Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através da metacognição como propulsora da produção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.8250Palabras clave:
1. Robótica. 2. Construtivismo. 3. Educação. 4. Tomada de consciência. 5. Piaget, Jean. 6. Papert, Seymour. 7. Vygostky, Lev Seminovich.Resumen
Criar objetos e dar-lhes movimento, orientando como, quando e onde se mover, têm-se revelado atividades de interesse para todas as idades. A robótica é a concretização dessas várias ações. Estimulando a busca por soluções, proporcionando planejar e criar, envolvendo ações coordenadas, em grupo ou isoladamente, dividindo tarefas e repartindo o tempo, os sujeitos se envolvem de maneira tal que desperta a atenção dos observadores, sejam pais, professores ou estudiosos. Esta tese se desenvolveu passando por estes três pontos de observação, os quais nos levaram a buscar nas crianças, primeiramente, a construção que realizavam do conceito de robótica, passando pela busca da maneira que explicam, em robótica, o que aprendem, até chegarmos a uma gradação dessas atividades no estágio operatório formal. Desses três experimentos atingimos um patamar que nos proporcionou, através de um paralelismo com os estudos de Piaget sobre a tomada de consciência, elaborar uma proposta de formulação de dimensionamento dos mecanismos centrais da ação do sujeito e das propriedades intrínsecas centrais do objeto durante essa tomada de consciência, nas atividades de robótica.Descargas
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Publicado
2008-04-22
Cómo citar
DE OLIVEIRA, J. A. C. Robótica como interface da tomada de consciência da ação e do conhecimento do objeto, através da metacognição como propulsora da produção do conhecimento. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8250. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8250. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Resumos de Teses