Do pressuposto dialógico na pesquisa:o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.8242Palabras clave:
Pesquisa. Dialogia. Formação docente.Resumen
O presente artigo trata de problematizar a relação entre tecnologia e escola através de dois projetos de investigação: o PROVIA e o CIVITAS. A formação decorrente de tais projetos incide sobre o ensino superior e a comunidade nas escolas e possui dimensões epistemológicas e metodológicas que apontam para a vivência do conhecimento em redes presenciais e à distância. A análise deste contexto é apreendida, fundamentalmente, através de Deleuze e Bakhtin que trazem subsídios orientando o entendimento da rede como dialógica e polifônica, afi rmação da diferença e nascimento da autoria no seio da complexidade relacional. A idéia, portanto, é expressar que o encontro da Escola com a tecnologia localizada dentro de campo de análise entendido como acontecimento estando envolto de imprevisibilidade, multiplicidade e proliferação de sentidos para o conhecimento e, conseqüentemente, para a vida.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-04-22
Cómo citar
AXT, M. Do pressuposto dialógico na pesquisa:o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8242. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2009-04-08
Aceptado 2009-04-08
Publicado 2008-04-22
Aceptado 2009-04-08
Publicado 2008-04-22