Ampliando as Ações Educativas dos Museus por meio da Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.2310Palabras clave:
Comunidades Virtuais de Aprendizagem, Aprendizagem Informal em Museus, Informática na Educação em Museus, Objetos de AprendizagemResumen
Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem informal em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem, ferramentas comunicacionais e produção de OAs por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a cooperação são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a cooperação são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Diante do exposto, construímos a Comunidade Virtual do Muzar e realizamos uma experimentação do ambiente de modo a verificar o quanto os visitantes são incentivados a produzir novos conhecimentos.Descargas
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Publicado
2006-05-16
Cómo citar
DE MARCHI, A. C. B.; COSTA, A. C. da R. Ampliando as Ações Educativas dos Museus por meio da Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1982-1654.2310. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2310. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
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Artigos
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Recibido 2007-08-31
Aceptado 2007-08-31
Publicado 2006-05-16
Aceptado 2007-08-31
Publicado 2006-05-16