Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.18889Palabras clave:
realidade aumentada, tecnologias educacionais, educação à distância, vídeo educacionalResumen
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-28
Cómo citar
SCHNEIDER, E. L.; GRASSI, A.; PICCOLI, L.; TIMM, M. I. Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.18889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889. Acesso em: 24 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2011-03-04
Aceptado 2014-06-14
Publicado 2014-12-28
Aceptado 2014-06-14
Publicado 2014-12-28