Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.18889Keywords:
realidade aumentada, tecnologias educacionais, educação à distância, vídeo educacionalAbstract
Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da realidade aumentada como ferramenta auxiliar ao vídeo educacional. Foram feitos experimentos dentro da estrutura já existente no CESUP/UFRGS (Centro de Supercomputação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com câmeras controladas com joystick e através de uma mesa de apresentação de documentos. Foi produzido um vídeo de caráter exploratório e demonstrativo sobre o uso da RA (Realidade Aumentada) como tecnologia educacional para a criação de uma rede adicional para o Supercomputador do CESUP/UFRGS. Os experimentos mostram que o emprego da RA na área de educação e treinamento apresenta um grande potencial de auxiliar o processo de construção do conhecimento dos usuários.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-28
How to Cite
SCHNEIDER, E. L.; GRASSI, A.; PICCOLI, L.; TIMM, M. I. Estudo de caso do uso da Realidade Aumentada no setor de EAD do CESUP. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.18889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/18889. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-03-04
Accepted 2014-06-14
Published 2014-12-28
Accepted 2014-06-14
Published 2014-12-28