Integração de atividades da mesa tangível para uma plataforma web/mobile no Atendimento Educacional Especializado – AEE

Autores/as

  • Francisco Dutra dos Santos Jr. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Fabiani O. Portella
  • Evandro Preuss, PPGIE, UFRGS
  • Renato B. Ventura Henriques
  • Leandro K. Wives

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.136885

Palabras clave:

Plataforma Educacional Digital, Atendimento Educacional Especializado, Mesa Tangível, Tecnologia Assistiva

Resumen

O presente artigo teve como objetivo apresentar uma proposta tecnológica que possibilite o registro, a integração e prospecção de informações geradas no uso da Mesa Tangível, integradas a uma plataforma Web-Mobile. Apresenta a inserção de uma funcionalidade específica na plataforma para realizar a documentação das atividades desenvolvidas na Mesa Tangível. Descreve outras funcionalidades presentes na plataforma, que caracterizam as possibilidades de análise e interação com as demais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, que foca em contextos da vida real, analisando um caso específico, a fim de compreender os processos e as dinâmicas envolvidas no uso de uma funcionalidade inserida na Plataforma web-mobile, para integrar atividades desenvolvidas na Mesa Tangível. O estudo demonstrou a relevância de tecnologias tangíveis estarem integradas com Plataforma Educacional Web-Mobile quando usada no Atendimento Educacional Especializado-AEE.

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Biografía del autor/a

Francisco Dutra dos Santos Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação/PPGIE. Centro Interdisciplinar em Novas Tecnologias na Educação - CIENTED.

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Publicado

2024-06-30

Cómo citar

SANTOS JR., F. D. dos; PORTELLA, F. O.; PREUSS, E.; VENTURA HENRIQUES, R. B.; WIVES, L. K. Integração de atividades da mesa tangível para uma plataforma web/mobile no Atendimento Educacional Especializado – AEE. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 1, 2024. DOI: 10.22491/1982-1654.136885. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/136885. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2023-11-19
Aceptado 2024-05-08
Publicado 2024-06-30