Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.102215Palabras clave:
Educação, Google classroom, Ambiente virtual de aprendizagem, Jornalismo, CinemaResumen
O artigo descreve a experiência de utilização da plataforma Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) junto aos estudantes da disciplina de oficina de produção audiovisual, ofertada nas turmas 2018.2 e 2019.1, no turno noturno do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os objetivos foram aprofundar os conhecimentos acerca do cinema e audiovisual, complementar as aulas presenciais, além de otimizar o tempo e o interesse dos alunos nas aulas. Foram trabalhados conteúdos voltados ao audiovisual, com foco para o cinema e, em especial, as produções alagoanas. Todas as postagens e interações no ambiente virtual foram avaliadas. A culminância da disciplina se deu com a produção de curtas metragens sobre temáticas diversas.Descargas
Citas
ABREU-E-LIMA, Denise Martins; ALVES, Mario Luiz Nunes. Modelos de feedback. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 456– 458.
CHURCHILL, Daniel. Educational Reforms, Learning-Centred Education and Digital Resources for Learning. In: CHURCHILL, Daniel. Digital Resources for Learning. Singapore: Springer, 2017.
COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; SILVA, Carla Glycia Santos da Silva; OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de. Projeto um computador por aluno (PROUCA): incorporação das TDIC na educação básica. In: COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; PINTO, Anamelea de Campos (orgs.). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Maceió: Edufal, 2017, p. 61 – 72.
HATTGE, Andrea Adriani Gosenheimer; RIBAS, Cíntia Cargnin Cavalheiro; PAULO, Andrea Barbosa Delfini. A importância do feedback do tutor on-line no ensino a distância. ENSAIOS PEDAGÓGICOS Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades–OPET, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Mejorar la enseñanza y el aprendizaje em la universidad. São Paulo: Edições Hipótese, 2016.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência; tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 3, p. 1-6, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/55829/AppData/Local/Packages /Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/Leal__Planejamento_de_Ensino%20(1).pdf. Acesso em: 03 fev. 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. 2003. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/~boccmirror/pag/machado-elias-ciberespaco-jornalistas.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
MACIEL, Cristiano. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018, p. 31– 33.
MATTAR, João. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011.
Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação da população brasileira: Pesquisa TIC Domicílio 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. CETIC. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação da população brasileira: Pesquisa TIC Educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. CETIC. Disponível em: https://cetic.br/tics/educacao/2018/escolas-urbanas-alunos/B3/. Acesso em: 10 mar. 2020.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: Edufal, 2013.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A aprendizagem das crianças na cultura digital. 2ª ed. rev. e ampl. Maceió: Edufal, 2017.
PRENSKY, Marc. Homo sapiens digital: dos imigrantes e nativos digitais à sabedoria digital. In: APARICI, Roberto. Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2012, p. 101-116.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SANCHO, Juana María et al. De tecnologias da informação e comunicação a recursos educativos. In: SANCHO, Juana Maria; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15-41.
SANTOS, Alberto Faustino Mesquita. Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos: utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal. 2010. Dissertação (Mestrado) - Comércio Eletrónico e Internet, Universidade Aberta, Lisboa. 2010.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, Marco et. al (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: wak, 2010, p. 29-48.
SCHLEMMER, Eliane. Dos ambientes Virtuais de Aprendizagem aos Espaços de Convivência Digital Virtuais – Ecodis: o que se mantêm? O que se modificou? . In: VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento (orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010, p. 145 – 191.
SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo reconfigurado: tecnologias móveis e conexões sem fio na reportagem de campo. 2008. Disponível em:https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Silva58/publication/228533916_Jornalismo_Reconfigurado_tecnologias_moveis_e_conexoes_sem_fio_na_reportagem_de_campo/links/55a13a8308aea815dffbfdba/Jornalismo-Reconfigurado-tecnologias-moveis-e-conexoes-sem-fio-na-reportagem-de-campo.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
SUNAGA, Alexandro; CARVALHO, Camila Sanches. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 141-154.
VIDAL, Odaléa Feitosa; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior. In: COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante (orgs.). Educação e tecnologias digitais da informação e comunicação: inovações e experimentos. Maceió: Edufal, 2017, p.47-57.
ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo; DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 2, 2007, p. 176-179. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022007000200009&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 04 fev. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceptado 2020-12-22
Publicado 2020-12-30