O uso das TDIC’s como estratégia para aprendizagem em morfologia microscópica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.88412Palavras-chave:
TDIC’s, Morfologia microscópica, EducaçãoResumo
A criação de bancos digitais com fotomicrografias de preparados histológicos tem sido muito difundida entre várias instituições de ensino. Atlas digital, tecnologias de microscópio virtual (VM) e a telepatologia são materiais didáticos inovadores com grande potencial pedagógico para ensino e prática profissional, que, por sua vez, são baseados em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s). O presente artigo objetiva discutir as TDIC’s que podem ser aplicadas nos estudos de morfologia microscópica, pautando-se em apontamentos literários pertinentes e na demonstração de ferramentas viáveis que tem sido estimuladas em uma instituição de ensino superior como estratégias mais dinâmicas e eficientes para o ensino das Ciências Biológicas e Médicas, mostrando as TDIC’s em articulação com a releitura do processo ensino-aprendizagem na contemporaneidade.Downloads
Referências
ABENSUR, Silvia Itzcovici; TAMOSAUSKAS, Marcia Rodrigues Garcia. Tecnologia da informação e comunicação na formação docente em saúde: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 1, p. 102-107, 2011.
AFONSO, Adriano. Manual da Tecnologia da Informação e Comunicação. In: ANJAF – Entidade Formadora. Ed. 1. Em janeiro de 2010. p. 13.
ATHANAZIO, D. A.; NEVES, F. C. B. S.; BOAVENTURA, C. S.; ATHANAZIO, P. R. F. O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional. Revista Brasileira de Educação Médica. Salvador- Bahia, v. 33, n. 1, p.49-54, abr. 2009.
BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 6. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. 43 p. – (Série legislação; n. 64) - Atualizada em 25/10/2011. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em 16/09/2019.
BRITO, L. M. de et al. Ambientes virtuais de aprendizagem como ferramentas de apoio em cursos presenciais e a distância. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41630>. Acesso em: 18 set 2019.
CURRAN, Vernon et al. A review of digital, social, and mobile technologies in health professional education. Journal of Continuing Education in the Health Professions, v. 37, n. 3, p. 195-206, 2017.
DA SILVA, Alberto Carvalho. Alguns problemas do nosso ensino superior. Estudos Avançados. V.14, n. 42, p.269- 293, 2001.
DE LIMA, Marcio Roberto; MOREIRA DE ANDRADE, Isadora. Significado que los docentes le dan a la integración de tecnologías digitales en sus prácticas pedagógicas. ALTERIDAD. Revista de Educación, v. 14, n. 1, p. 12-25, 2019.
DOS ANJOS, Rosana Abutakka Vasconcelos; ALONSO, Kátia Morosov; MACIEL, Cristiano. Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos. Informática na Educação: teoria e prática. Porto Alegre, v.19, n.2, jun./set. 2016.
FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GABRIEL, Martha. Educ@r: a ®evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GARCIA, Gilson Piqueras. O Ensino de Engenharia e o Método PBL. Seminário Internacional de Educação Superior, v. 16, p. 39-44, 2014.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012. 141p.
LEMOS, Hailton David. Microscópio Virtual Aplicado à Educação a Distância. Revista Cereus, v. 6, n. 2, p. 91-100. Gurupi, TO: 2014. Disponível em: <http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/561/272>. Acesso em: 20 set 2019.
MONTANARI, Tatiana; TIMM, Maria Isabel; PERRY, Gabriela Trindade; MOTTA, Leonardo Lisbôa da; BARILLI, Sofia Louise Santin. Recurso digital para apoio ao aprendizado de Biologia Celular e Tecidual. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 1, p. 1-8. Porto Alegre, RS, 2007.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
OLIANI, Gilberto; ROCHA, Elenise; DE AGUIAR PEREIRA, Elisabete Monteiro. A disseminação do conhecimento à educação superior por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação. In: Congreso Universidad. 2016. p. 97-112. Disponível em:<http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/687/649>. Acesso em: 19 set 2019
PANDER, Tanja; PINILLA, Severin; KONSTANTINOS, Dimitriadis; FISCHER, Marthin R. The use of Facebook in medical education – A literature review. GMS Zeitschrift für Medizinische Ausbildung. v. 31, n. 3, 2014.
PANTANOWITZ, Liron; HENRICKS, Walter H.; BECKWITH, Bruce A. Medical laboratory informatics. Clinics in laboratory medicine, v. 27, n. 4, p. 823-843, 2007.
PAULINO, Danilo Borges et al. WhatsApp® como Recurso para a Educação em Saúde: Contextualizando Teoria e Prática em um Novo Cenário de Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 1, p. 171-180, 2018.
PAREDES-PARADA, Wladimir. Buenas prácticas en el uso de tecnologías de la información y comunicación (TIC) en universidades ecuatorianas. Ciencia, docencia y tecnología, v. 29, n. 57, p. 176-200, 2018.
VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol.1, n.1, p. 141-166, 2014. Disponível em: < http://www.revista.unifeso.edu.br/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/viewFile/17/24>. Acesso em 19 de setembro de 2019.
VIEIRA, Rosangela Souza. O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, 2011.
YAGI, Y; GILBERTSON JR. Digital imaging in pathology: The case for standardization. J Telemed Telecare, v. 11, p. 109-116, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2019-09-27
Publicado 2019-10-23