Escrever imagens, escavar palavras: buracos na linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.54659Keywords:
Imagem. Palavra. Visibilidades. Enunciados. Imagem crítica.Abstract
No presente artigo pretendemos abordar as relações entre imagem e palavra, tendo como ponto de partida o momento de incontinência visual e textual que experimentamos na contemporaneidade. Investigando as relações entre saber (enunciados e visibilidades) e poder (regimes de força),veremos com Michel Foucault que visibilidades e enunciados não se reduzem um ao outro quando lançados a um jogo com as forças, ou com um lado de fora das forças, como nos diz com Maurice Blanchot, que afirma também que falar, não é ver. Essa exploração nos permitirá pensar as relações complexas que podem se estabelecer entre imagem e palavra no campo da linguagem. Em um segundo momento, partindo do conceito de imagem crítica em Didi-Huberman, passaremos a uma investigação do campo da crítica de arte. Este se configura como campo privilegiado de discussão conceitual sobre a imagem em sua relação com a palavra, desde que potencialize os meios para pensar os processos de escrita relacionados à imagem em uma perspectiva que faz corte, que rasura e esburaca nossas relações com a linguagem.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias – a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Trad. Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
__________. Infância e história – a destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BAVCAR, Evgen. Memória do Brasil. TESSLER, E.; BANDEIRA, João (Orgs.) São Paulo: Cosac Naify, 2003.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Rua de Mão Única. 5. Ed. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filhos, et. al. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
__________. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. 7. Ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011a.
__________. A conversa infinita – A palavra plural. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant’Ana. São Paulo: Brasiliense, 2013.
__________. Critica e Clínica. Trad.Peter Pal Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
__________. Lógica da sensação. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka – Por uma literatura menor. Trad. Luiz B. Orlandi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
DERDYK, Edith. Vivemos um momento de incontinência visual. Vídeo divulgação curso Fauna Galeria. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0wjAYIxUevo> Acesso em: 12 de outubro de 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
__________. De semelhança a semelhança. In: Revista Alea, vol. 13, n. 1, janeiro-junho de 2011a.
__________. Ser Crânio. Trad. Augustin de Tugny e Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2009.
Dreyfus, Hubert; Rabinow, Paul. Michel Foucault – uma trajetória filosófica. Trad. Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma T. Muchail. São Paulo: Editora Marins Fontes, 1999.
__________. Arqueologia do Saber. 7. Ed. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
__________. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
__________. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
__________. A Linguagem ao Infinito. In: Ditos e Escritos vol. III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a.
_________. O que é um autor? In: Ditos e Escritos vol. III. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009b.
GIL, José. A arte como linguagem. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2010.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora, Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
MACIEL JR., Auterives. Resistência e práticas de si em Foucault. In: Revista Trivium Ano VI – Edição I, 2014. Disponível em: http://www.uva.br/trivium/edicoes/edicao-i-ano-vi/artigos-tematicos/artigo-tematico-1.pdf. Acesso em: 14/07/2014.
SOUSA, Edson Luiz André de. Para não ficar de mãos vazias. In: Tania Galli Fonseca, Patricia Gomes Kirst. (Orgs.). Corpo, Arte e Clinica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2015-09-08
Published 2016-01-16