Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.102616Palabras clave:
Aprendizagem, Tecnologias móveis, GamificaçãoResumen
Mesmo com o grande potencial de comunicação que os dispositivos móveis possuem, na educação eles ainda têm sido pouco usados pelos professores. Por isso, investigou-se as vantagens, dificuldades e reflexos destes dispositivos na educação. Participaram da pesquisa 22 alunos do curso de técnico em informática do Instituto Federal do Pará. Utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa, de caráter exploratório com a aplicação de questionários em uma atividade em sala de aula, com o uso dos celulares em um jogo construído a partir das métricas da gamificação e conteúdo de uma das disciplinas do curso. O emprego das tecnologias móveis foi apontado como vantajoso para 90% dos alunos, e a gamificação deixou a aula mais interessante para 95% da turma. Os dispositivos móveis aliados a gamificação influenciaram positivamente no aprendizado trazendo benefícios para as atividades acadêmicas, como maior interesse, autonomia e criatividade dos estudantes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-11-22
Cómo citar
ALMEIDA, F. G. V. de; SILVA, W. B. P.; CASTRO, C. V. P. de; SALES, R. E. da S. Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 2 Mai/Ago, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.102616. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/102616. Acesso em: 25 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2020-05-01
Aceptado 2020-07-09
Publicado 2020-11-22
Aceptado 2020-07-09
Publicado 2020-11-22