Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.86161Keywords:
Estratégias didáticas, Software gratuitos, Ensino de matemáticaAbstract
Há muitas dúvidas quanto ao uso de recursos digitais no ensino de matemática. É preciso escolher o software adequado aos conteúdos e aos propósitos de ensino. O objetivo foi elaborar estratégias didático-metodológicas para o uso de software gratuitos no ensino de Matemática (6º ao 9º ano), assim como validá-las. As estratégias foram elaboradas conjuntamente com professores que as aplicaram com seus alunos. Duas turmas resolveram os mesmos exercícios em 4 diferentes situações avaliativas para a estratégia validada. O percentual de acertos foi analisado pelo teste Kruskal Wallis. Cinco software para conteúdos problemáticos do ponto de vista docente, identificados pelos professores de matemática, e três das etapas da Teoria dos Modelos Genéricos foram considerados na elaboração de 19 estratégias. Dentre as 11 estratégias validadas, pode-se afirmar que a maioria foi favorável ao aprendizado do aluno. Principalmente, quando as estratégias são inseridas após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula.Downloads
References
ARAÚJO, J. P. A. P.; RIBEIRO JÚNIOR, J. G. R. Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 17-35, maio/ago. 2017.
AREIAS, G. B.; NOBRE, I. A. M.; PASSOS, M. L. S. Uso de tecnologias computacionais no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do município de Piúma. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, n. 2, p. 101-115, jun. 2016.
ARTIGUE, M. Learning mathematics in a CAS environment: the genesis of a reflection about instrumentation and the dialectics between technical and conceptual work. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 7, p. 245–274, 2002.
ASSIS, C. C.; BEZERRA, M. C. A. Formação continuada de professores de Matemática: integrando softwares educativos à prática docente. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. p. 1-12.
AUBRY, M. Metaphors in mathematics: introduction and the case of algebraic geometry, 2009. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=1478871>. Acesso em: 05 jun. 2017.
BALANSKAT, A.; BLAMIRE, R.; KEFALA, S. The ICT impact report: a review of studies of ICT impact on schools in Europe. Brussels: European Schoolnet, 2006.
BARKER, P.; TAN, C. M. The use of mixed metaphor systems for delivery of instructional material. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY AND EDUCATION, 13., 1996, New Orleans. Proceedings... New Orleans: University of Texas at Arlington,1996. 1 CD-ROM.
BASSANI, P. S.; PASSERINO, L. M.; PASQUALOTTI, P. R.; RITZEL, M. I. Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2006.
BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T.; AFONSO, F. F. Tecnologias de informação e comunicação no estudo de temas matemáticos. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 28., 2005, Santo Amaro. Anais... Santo Amaro: SBMAC, 2005. Disponível em: <http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/cd_xxviii_cnmac/resumos%20estendidos/silvia_batista_SE5.pdf>. Acesso em: 24 maio 2014.
BAUTISTA, A.; CAÑADAS, M. C.; BRIZUELA, B. M.; SCHLIEMANN, A. D. Examining how teachers use graphs to teach mathematics during a professional development program. Journal of Education and Training Studies, v. 3, n. 2, p.91-106, mar. 2015.
BELLAMY, A. A critical analysis of teaching and learning negative numbers. Philosophy of Mathematics Education Journal, n. 29, p. 1-12, jul. 2015. Disponível em: <http://socialsciences.exeter.ac.uk/education/research/centres/stem/publications/pmej/>. Acesso em: 10 set. 2017.
BOFFERDING, L.; WESSMAN-ENZINGER, N. Subtraction involving negative numbers: connecting to whole number reasoning. The Mathematics Enthusiast, v. 14, n. 1, p. 241-262, 2017.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BORGES, M. F. V. Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 28., 2008, Belém. Anais... Porto Alegre: SBC, 2008. p. 146-155.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017.
BURNS, P. K.; BOZEMAN, W. C. Computer-assisted instruction and mathematics achievement: is there a relationship? Educational Technology, v. 21, n. 10, p. 32-39, 1981.
CAMPOS, F. C. A.; ROCHA, A. R. C. Design instrucional e construtivismo: em busca de modelos para o desenvolvimento de software. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 1998, Brasília. Anais... Brasília: Rede Ibero- Americana de Informática na Educação 1998. 1 CD-ROM.
CAVELLUCCI, L. C. B.; CENRY, R. Z.; BÚRIGO, C. C. D.; RAMOS, E. M. F.; SILVA, M. R.; HASSAN, E. B. Curso de especialização em educação na cultura digital: guia de implantação. Brasília: Ministério da Educação, 2013.
CEO FORUM ON EDUCATION AND TECHNOLOGY. Key building blocks for student achievement in the 21st century. Washington: CEO Forum, 2001.
CHAKRABARTY, A.; PURKAYASTHA, B. S. Na analysis of some prime generating sieves. The IUP Journal of Computer Sciences, v. 4, n. 1, p. 16-26, 2010.
CHINELLATO, T. G.; JAVARONI, S. L. A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2014, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: Unesp, 2014. p. 3335-3345.
CLARKE, D.; ROCHE, A.; MITCHELL, A. One-to-one student interviews provide powerful insights and clear focus for the teaching of fractions in the middle years. In: WAY, J.; BOBIS, J. Fractions: teaching for understanding. Australia: Australian Association of Mathematics Teachers, 2011. p. 23-41.
COLEY, R. J.; CRADLER, J.; ENGEL, P. K. Computers and classrooms: the status of technology in U.S. schools. Princeton: Policy Information Center/Educational Testing Service, 1997.
COX, M. J. The effects of information technology on students' motivation: summary report. London: National Council for Educational Technology/King's College London, 1997.
CURTIS, M.; TULARAM, G. A. The importance of numbers and the need to study primes: the prime questions. Journal of Mathematics and Statistics, v. 7, n. 4, p. 262-269, 2011.
DIEZMANN, C. M.; LOWRIE, T.; SUGARS, L. A. Primary students’ success on the structured number line. Australian Primary Mathematics Classroom, v. 15, n. 4, p. 24-28, 2010.
FAZIO, L.; SIEGLER, R. Educational practices series: teaching fractions. Athens: International Bureau of Education, 2011.
FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F. CARRIJO, G. A. A constructivist computational tool to assist in learning primary school mathematical equations. Computers and Education, v. 53, n. 2, p. 484-492, 2009.
FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A. Mapping free software used to teach measurement and proportion. In: CONGRESO INTERNACIONAL INFORMÁTICA EDUCATIVA – TISE, 10., 2014, Fortaleza. Anais... Chile: Universidad de Chile, 2014. p. 452-456.
FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A.; CARDOSO, A. Survey of teaching practices with educational software for mathematics in Brazil. AWERProcedia Information Technology & Computer Science, v. 2, p. 358-363, nov. 2012.
FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A.; CARDOSO, A. Survey of mathematics practices with concrete materials used in Brazilian schools. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 151-157, oct. 2013.
FURNER, J. M.; MARINAS, C. A. Connecting geometry, measurement, and algebra using Geogebra for the elementary grades. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY IN COLLEGIATE MATHEMATICS - ICTCM), 4. 2012, Orlando. Proceedings… Orlando: Pearson Education, 2012. p. 63-72.
GARDETE, C.; CÉSAR, M. Equação (im)possível: um caminho para a sua solução. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17., 2006, Setúbal. Actas... Setúbal: APM, 2006. 1 CD-ROM.
GHAZALI, M.; AYUB, A.; OTHMAN, A. R. Preschool children’s representation of numbers on a linear number line: implications to teaching and learning of number concepts. Journal of Humanities and Social Science, v. 14, n. 6, p. 87-92, set./oct. 2013.
GLADCHEFF, A. P.; OLIVEIRA, V. B.; SILVA, D. M. O software educacional e a psicopedagogia no ensino de matemática direcionado ao ensino fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 8, p. 63-70, 2001.
GOULART, D. A. O.; SILVA, R. C. Introduzindo o conceito de ângulo no ensino fundamental com auxílio do Geogebra. In: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EMEM, 7., 2015, São João Del-Rei. Anais... São João Del-Rei: SBEM-MG, 2015. p. 1-19.
GREGG, J.; GREGG, D. U. A context for integer computation. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 13, n.1, p. 46-50, aug. 2007
HENDRES, C. A.; KAIBER, C. T. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de matemática. Acta Scientiae, v. 7, n. 1, p. 25-38, jan./jun. 2005.
HEJNÝ, M. The process of discovery in teaching focusing on building schemes. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ELEMENTARY MATHEMATICS TEACHING - SEMT ’11, 2011, Prague. Proceedings... Prague: Charles University, 2011. p. 150−157.
HEJNÝ, M. Exploring the cognitive dimension of teaching mathematics through scheme-oriented approach to education. Orbis Scholae, v. 6, n. 2, p. 41-55, 2012. Disponível: <http://www.orbisscholae.cz/archiv/2012/2012_2_03.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2013.
KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. Developing proficiency with other numbers. In: KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. (Ed.). Adding it up: helping children learn mathematics. Washington: National Academy Press, 2001. p. 231-254.
KULIK, J. A. School mathematics and science programs benefit from instructional technology. InfoBrief Science Resource Statistics, p. 1-5, 2002. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED472100.pdf>. Acesso em: 17 maio 2016.
KULIK, C. C.; KULIK, J. A. Effectiveness of computer-based education in colleges. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAM EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 69., 1985, Chicago. Proceedings... Chicago: American Educational Research Association, 1985. p. 1-50.
KURZ, T. L.; GARCIA, J. The complexities of teaching prime decomposition and multiplicative structure with tools to preservice elementary teachers. Journal of Research in Education, v. 22, n. 2, p. 169-192, 2012.
LOPES, M. M. Contribuições do software Geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife: UFP, 2011. p. 1-12.
LOPES, M. M. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, v. 27, n. 46, p. 631-644, ago. 2013.
LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o ensino de geometria euclidiana. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 149-160, jan./jul. 2013
MARCHESE, T. J. The new conversations about learning: insights from neuroscience and anthropology, cognitive science and work place studies. In: AAHE CONFERENCE ON ASSESSMENT & QUALITY (Ed.). Assessing impact: evidence and action. Washington: American Association for Higher Education, 1997. p. 79–95.
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 2003.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1999.
MURPHY, C. The role of subject knowledge in primary prospective teachers’ approaches to teaching the topic of area. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 15, n. 3, p. 187-206, june 2012.
NACARATO, A. M. A comunicação oral nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 9-26, maio 2012.
NATIONAL CENTRE FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION. Educational software, 2008. Disponível em: <http://www.ncte.ie/documents/advicesheets/21SoftwareEducationalNov08.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2009.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS - NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM, 2000.
______. Two- and three- dimensional shapes, and area and volume. Reston, VA: NCTM, 2010.
OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. São Paulo: Papirus, 2001.
OLIVEIRA, G. P.; GONÇALVES, M. D. Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias. Bolema, v. 32, n. 60, p. 92-116, abr. 2018.
ONTARIO. Ministry of Education. Number sense and numeration, grades 4 to 6: fractions. Ontario: Queen’s Printer for Ontario, 2006.
PONTE, J. P.; GUERREIRA, A.; CUNHA, H. DUARTE, J.; MARTINHO, H.; MARTINS, C.; MENEZES, L.; MENINO, H.; PINTO, H.; SANTOS, L.; VARANDAS, J. M.; VEIA, L.; VISEU, F. A comunicação nas práticas de jovens professores de matemática. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 2, n. 20, p. 39-74, 2007.
QUIGLEY, M. The centrality of metaphor in the teaching of mathematics. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v. 15, n. 2, p. 57-69, 2011.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, Áustria: The R Foundation for Statistical Computing, 2011. Disponível em: <http://www.R-project.org>. Acesso em: 15 jun. 2015.
RAMOS, J. L., TEODORO, V. D., MAIO, V. M., CARVALHO, J. M.; FERREIRA, F. M. Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e Formação. Cadernos SACAUSEF I. Lisboa: DGIDDC/ME, 2005.
RUBIN, T. J.; MARCELINO, J.; MORTEL, R.; LAPINID, M. R. C. Activity-based teaching of integer concepts and its operations. In: DLSU RESEARCH CONGRESS, 2014, Manila. Proceedings... Manila: De La Salle University, 2014. p. 1-16.
RUMSEY, C.; LANGRALL, C. W. Promoting mathematical argumentation: these evidence-based instructional strategies can lead to deeper mathematical conversations in upper elementary school classrooms. Teaching Children Mathematics, v. 22, n. 7, p. 413-419, mar. 2016.
SANTOS, E. E. F.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; CARRIJO, G. A. Mapping free educational software used to develop geometric reasoning. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 182, p. 136-142, may 2015.
SANTOS, E. E. F.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; CARRIJO, G. A. Mapping free educational software intended for the development of numerical and algebraic reasoning. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 16, n. 11, p. 45-66, nov. 2017.
SCHINDLER, M; HUßMANN, S.; NILSSON, P.; BAKKER, A. Sixth-grade students’ reasoning on the order relation of integers as influenced by prior experience: an inferentialist analysis. Mathematics Education Research Journal, v. 29, n. 4, p. 471-492, dec. 2017.
SIEGLER, R. S.; THOMPSON, C. A.; SCHNEIDER, M. An integrated theory of whole number and fractions development. Cognitive Psychology, v. 62, n. 4, p. 273-296, june 2011.
SIEGLER, R.S.; FENNELL, F.; CARPENTER, T.; WAY, J. Developing effective fractions instruction for kindergarten through 8th grade. IES Practice Guide. Washington: IES, 2010.
SIEGLER, R. S.; FAZIO, L. K.; BAILEY, D. H.; ZHOU, X. Fractions: the new frontier for theories of numerical development. Trends in Cognitive Sciences, Cambridge, v. 17, n. 1, p. 13-19, jan. 2013
SIVIN-KACHALA, J.; BIALO, E. R. Research report on the effectiveness of technology in schools. Washington: Software and Information Industry Association, 2000.
TANBELLINI, M. J. G. S.; BRANDÃO, L. O. O uso da geometria interativa como facilitador no ensino e aprendizagem de matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 16., Belo Horizonte, 2010. Anais... Belo Horizonte: SBC, 2010. p. 1045-1054.
TEPPO, A.; van den HEUVEL-PANHUIZEN, M. Visual representations as objects of analysis: the number line as an example. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, v. 46, n. 1, p. 45-58, feb. 2014.
VALENTE, J. A. Por que o computador na educação? In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. p. 24-44.
VALENZUELA, S. T. F.; GRECCO, A. M. V.; SOUZA, S. R. O. O uso de softwares na prática pedagógica dos professores de matemática: relato de experiência. Revista de Educação, v. 12, n. 13, p. 119-124, 2009.
WAY, J. Developing fraction sense using digital learning objects. In: WAY, J.; BOBIS, J. (Eds.). Fractions: teaching for understanding. Adelaide, SA: Australian Association of Mathematics Teachers, 2011. p. 153-166.
WINARTI, D. W.; AMIN, S. M.; LUKITO, A.; van GALLEN, F. Learning the concept of area and perimeter by exploring their relation. Journal on Mathematics Education, v. 3, n. 1, p. 41-54, jan. 2012.
YAKES, C. Rational number operations on the number line. The Mathematics Enthusiast, v. 14, n. 1, p. 309-324, 2017.
YUSHAU, B.; BOKHARI, M. A.; WESSELS, D. C. J. Computer aided learning of mathematics: software evaluation. Mathematics and Computer Education, New York, v. 38, n. 2, p. 165-82, 2004.
ZAZKIS, R.; LILJEDAHL, P. Understanding primes: the role of representation. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 35, n. 3, p. 164-186, 2004.
ZÍLIO, C.; ALVES, E. Mapeamento dos recursos informatizados nas Escolas Estaduais de Porto Alegre. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 8., 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2013. p. 395-404.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-07-02
Published 2019-10-23