Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.54363Keywords:
Tecnologia. Aprendizagem. Pessoas com deficiência. Sistema Imersivo.Abstract
A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Este artigo objetiva apresentar e avaliar os benefícios de um sistema imersivo focando na preparação e desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual para inclusão no mercado de trabalho. O Projeto Solassist Virtual busca através das experiências que envolvem Tecnologias Assistivas ajudar nos processos de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações produtivas. O Projeto também se baseia na teoria sócio histórica proposta por Vygotsky. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa com estudo de caso e os resultados demonstraram a viabilidade da utilização de um sistema baseado nos conceitos de Ambiente Imersivos na preparação de pessoas com deficiência intelectual para o ambiente laboral.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-01-16
How to Cite
PIOVESAN, S. D.; WAGNER, R.; MEDINA, R.; PASSERINO, L. M. Solassist Virtual: um sistema imersivo aplicado como tecnologia assistiva. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1982-1654.54363. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/54363. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2015-03-21
Accepted 2015-08-13
Published 2016-01-16
Accepted 2015-08-13
Published 2016-01-16