Formação de Comunidades Virtuais em Ambientes de E-learning uma Aplicação Utilizando Agentes Inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4951Abstract
… visÌvel que o e-learning desponta como a principal opÁ„o de ensino-aprendizagem para as pessoas que necessi-tam manter-se atualizadas, mas n„o podem utilizar-se dos mo-delos tradicionais de ensino, seja por problemas financeiros, de tempo e espaÁo, ou qualquer outro motivo. Mas os ambientes de e-learning n„o simplesmente transportam o ambiente fÌsico de uma sala de aula para um ambiente virtual. V·rios conceitos pre-cisam ser redefinidos, como a interaÁ„o entre os alunos de um curso virtual. Em um modelo tradicional, a experiÍncia nos mos-trou que o aprendizado informal, na troca de informaÁies entre os ìatoresî de uma sala de aula, gera um conhecimento valioso. Em um modelo virtual, para a interaÁ„o entre os alunos È neces-s· ria a criaÁ„o de comunidades virtuais entre os usu·rios do ambiente. Este estudo descreve os conceitos relativos ‡s comu-nidades virtuais, a tecnologia de agentes inteligentes e apresen-ta um modelo de utilizaÁ„o destes para a formaÁ„o autom·tica de comunidades virtuais, a partir das caracterÌsticas dos usu·ri-os do sistema.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2003-12-16
How to Cite
BOGO, L. H.; MARTINS, A. Formação de Comunidades Virtuais em Ambientes de E-learning uma Aplicação Utilizando Agentes Inteligentes. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1982-1654.4951. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4951. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2008-06-24
Accepted 2008-06-24
Published 2003-12-16
Accepted 2008-06-24
Published 2003-12-16