Formação de Comunidades Virtuais em Ambientes de E-learning uma Aplicação Utilizando Agentes Inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4951Resumen
… visÌvel que o e-learning desponta como a principal opÁ„o de ensino-aprendizagem para as pessoas que necessi-tam manter-se atualizadas, mas n„o podem utilizar-se dos mo-delos tradicionais de ensino, seja por problemas financeiros, de tempo e espaÁo, ou qualquer outro motivo. Mas os ambientes de e-learning n„o simplesmente transportam o ambiente fÌsico de uma sala de aula para um ambiente virtual. V·rios conceitos pre-cisam ser redefinidos, como a interaÁ„o entre os alunos de um curso virtual. Em um modelo tradicional, a experiÍncia nos mos-trou que o aprendizado informal, na troca de informaÁies entre os ìatoresî de uma sala de aula, gera um conhecimento valioso. Em um modelo virtual, para a interaÁ„o entre os alunos È neces-s· ria a criaÁ„o de comunidades virtuais entre os usu·rios do ambiente. Este estudo descreve os conceitos relativos ‡s comu-nidades virtuais, a tecnologia de agentes inteligentes e apresen-ta um modelo de utilizaÁ„o destes para a formaÁ„o autom·tica de comunidades virtuais, a partir das caracterÌsticas dos usu·ri-os do sistema.Descargas
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Publicado
2003-12-16
Cómo citar
BOGO, L. H.; MARTINS, A. Formação de Comunidades Virtuais em Ambientes de E-learning uma Aplicação Utilizando Agentes Inteligentes. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2003. DOI: 10.22456/1982-1654.4951. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4951. Acesso em: 29 abr. 2025.
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Artigos
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Recibido 2008-06-24
Aceptado 2008-06-24
Publicado 2003-12-16
Aceptado 2008-06-24
Publicado 2003-12-16