Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.47953Keywords:
Educação a Distância, Políticas Públicas, Docência em EAD, Tecnologia da Informação.Abstract
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa finalizada em 2012 cujo propósito foi identificar os desafios apontados por professores na mudança da atuação docente do Ensino Presencial de Educação a Distância, bem como identificar as dificuldades reconhecidas pelos professores e como eles se adequaram a esse processo. A pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, apoiou-se num questionário respondido pelos professores de uma Instituição Privada de Educação Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo. Para a compreensão dos dados, contou-se com as reflexões de autores que tratam do tema em estudo. Os resultados demonstraram que os professores reconhecem a necessidade do conhecimento e domínio da tecnologia da informação, fator fundamental para a atuação docente no Ensino a Distância. Apontaram também que, a plataforma pouco amigável e a quantidade excessiva de alunos nas salas virtuais são as principais dificuldades para a docência bem-sucedida no EAD.Downloads
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Published
2014-12-28
How to Cite
HAAS, C. M.; LOPES, J. N. S. Desafios da docência em Educação a Distância: o que dizem os professores. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.47953. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/47953. Acesso em: 11 may. 2025.
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Artigos
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Received 2014-06-16
Accepted 2014-10-04
Published 2014-12-28
Accepted 2014-10-04
Published 2014-12-28