A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.40844Palavras-chave:
Aprendizagem. Autonomia. Material didático impresso.Resumo
Este trabalho apresenta as contribuições e as limitações do uso do material didático impresso no processo de aprendizagem em educação a distância, bem como discorre sobre a potencialidade desse tipo de material na formação do aluno autônomo. Através de uma pesquisa bibliográfica, investigamos a relação entre a elaboração do material didático impresso e a promoção da autonomia do aluno. Concluímos que o material didático deve despertar a automotivação e ter como base o paradigma da autoformação e autonomia. Propomos a criação de materiais didáticos que impeçam um ensino mnemônico para garantir o desenvolvimento de competências necessárias para o estabelecimento de uma atitude autônoma do aluno na interação com o conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-28
Como Citar
MAFRA DA SILVA, A. V. A interação entre aluno e conteúdo material didático impresso na Educação a Distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.40844. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2013-06-28
Aceito 2014-06-14
Publicado 2014-12-28
Aceito 2014-06-14
Publicado 2014-12-28