Ava Moodle, Implantação, Importância e Dificuldade de Aplicação como Extensão ao Ensino Tradicional na visão do Professor

Autores

  • Lucas Plautz Prestes UFRGS
  • Andreia Solange Bos UFRGS
  • Milton Antonio Zaro UFRGS
  • Paula Rodrigues De Castro PUCRS
  • Rafael Boneti PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86561

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Moodle. Estudo de Caso. Ensino Fundamental e Médio. Aluno Digital.

Resumo

A partir da evolução do Ensino a Distância (EaD) no Brasil, pode-se afirmar que tal prática se encontra consolidada no curso superior. Apesar desta afirmativa, pouco se relata na estrutura básica de ensino. Logo, o trabalho objetiva realizar o estudo de caso na aplicação do ensino EaD, de forma complementar ao ensino básico tradicional. A pesquisa abrange as dificuldades que envolvem a sua aplicabilidade ao corpo docente, demonstrando que a inserção da forma de ensino híbrida complementar na educação, aplicada de forma gradual, não obrigatória e com suporte conciso da área técnica, propiciou uma forte ligação entre a instituição, o professor e aluno por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Esta união, fez com que o aluno se tornasse o protagonista da construção do seu conhecimento e não mais um simples espectador, havendo a integração de diferentes perspectivas educacionais entre a instituição de ensino tradicional e o aluno com DNA digital.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

PRESTES, L. P.; BOS, A. S.; ZARO, M. A.; DE CASTRO, P. R.; BONETI, R. Ava Moodle, Implantação, Importância e Dificuldade de Aplicação como Extensão ao Ensino Tradicional na visão do Professor. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.86561. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86561. Acesso em: 25 abr. 2025.
Recebido 2018-09-10
Aceito 2018-11-27
Publicado 2018-12-31