Do pressuposto dialógico na pesquisa:o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.8242Keywords:
Pesquisa. Dialogia. Formação docente.Abstract
O presente artigo trata de problematizar a relação entre tecnologia e escola através de dois projetos de investigação: o PROVIA e o CIVITAS. A formação decorrente de tais projetos incide sobre o ensino superior e a comunidade nas escolas e possui dimensões epistemológicas e metodológicas que apontam para a vivência do conhecimento em redes presenciais e à distância. A análise deste contexto é apreendida, fundamentalmente, através de Deleuze e Bakhtin que trazem subsídios orientando o entendimento da rede como dialógica e polifônica, afi rmação da diferença e nascimento da autoria no seio da complexidade relacional. A idéia, portanto, é expressar que o encontro da Escola com a tecnologia localizada dentro de campo de análise entendido como acontecimento estando envolto de imprevisibilidade, multiplicidade e proliferação de sentidos para o conhecimento e, conseqüentemente, para a vida.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-04-22
How to Cite
AXT, M. Do pressuposto dialógico na pesquisa:o lugar da multiplicidade na formação (docente) em rede. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8242. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-04-08
Accepted 2009-04-08
Published 2008-04-22
Accepted 2009-04-08
Published 2008-04-22