Navegando pela Cooperativa: percepção e expectativas dos usuários

Autores

  • Cleci Maraschin
  • Elis‚ngela Zaniol

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4941

Resumo

Este projeto decorre de uma sÈrie de quest?es derivadas de pesquisas desenvolvidas nos ?ltimos dois anos pelas autoras. O atual estudo apoiar· a construÁ„o e avaliaÁ„o de um ambiente virtual de interaÁ„o denominado de Cooperativa do Conhecimento, no projeto coordenado pelo LaboratÛrio de Estudos Cognitivos da UFRGS, em parceria com a SMED/POA. A Cooperativa, que est· em fase inicial de implementaÁ„o, ser· um ambiente virtual catalizador dos projetos de aprendizagem de professores e alunos da rede municipal de ensino. Realizamos ent„o um estudo piloto, para auxiliar no desenvolvimento de espaÁos virtuais de interaÁ„o dentro da Cooperativa. Foi possÌvel identificar modos interativos relacionados a sensaÁ„o de imersividade dos estudantes quando exploraram o ambiente da cooperativa. A imers„o È conceituada como efetivaÁ„o de um acoplamento estrutural de acordo com o referencial da Biologia do Conhecer. Os sujeitos escolhidos s„o alunos da rede municipal de ensino. Analisamos como as interaÁ?es dos sujeitos nestes ambientes podem se constituir em experiÍncias imersivas, buscando avaliar que elementos devem ser implementados, preservados, desativados no ambiente. Os dados obtidos atravÈs foram organizados e analisados atravÈs do software CHIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-05-16

Como Citar

MARASCHIN, C.; ZANIOL, E. Navegando pela Cooperativa: percepção e expectativas dos usuários. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4941. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4941. Acesso em: 28 set. 2023.