O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.34488Keywords:
design instrucional, planejamento, modelo ADDIE.Abstract
Este artigo apresenta um relato de experiência do curso de pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação ofertado no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Serra, sobre a concepção, planejamento e gestão das disciplinas em cursos na modalidade a distância. A partir do modelo de Design Instrucional ADDIE são descritas todas as etapas: análise, projeto, desenvolvimento, implementação e avaliação alinhadas à proposta do curso. Discuti-se sobre a interação entre as equipes envolvidas e os resultados obtidos ao longo das ofertas das várias disciplinas do curso. Como elementos inovadores ao planejamento apresenta-se ênfase ao trabalho e a construção coletiva; formato de reuniões presenciais e/ou síncronas e formas de avaliação e trabalho em equipe.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
How to Cite
GAVA, T. B. S.; NOBRE, I. A. M.; SONDERMANN, D. V. C. O modelo ADDIE na construção colaborativa de disciplinas a distância. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.34488. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/34488. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2012-10-23
Accepted 2014-03-21
Published 2014-06-30
Accepted 2014-03-21
Published 2014-06-30