Corpos Associados: a Arte e o ato de experienciar de acordo com Gilbert Simondon
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.23456Palavras-chave:
experiência, arte, meio associado, tecnicidade, sistema meta-estávelResumo
O presente artigo parte de alguns preceitos da filosofia técnica de Gilbert Simondon para se entender a experiência na obra de arte, tais como: a obra pertence a um meio associado, a obra é um objeto tecno-estético produzido por certa tecnologia e aporta tecnicidades, e a obra somente pode ser entendida a partir do sistema meta-estável obra-humano-meio. O conceito simondoniano de meio associado faz-se caro para a Arte, uma vez que aporta um pensamento processual da obra em constante fazer-se com o meio em que se associa. Apreende-se a experiência na obra de arte como um modo de individuação e não uma experiência pessoal, direcionando-se para uma ontogênese que vai além da obra ou do humano em si. Coloca-se, ainda, a pertinência de uma abordagem tecnológica sobre as tecnicidades da obra como um modo de se compreender os processos de individuação da arte a partir de relações transdutivas no sistema meta-estável humano-obra-meio em constante transformação.Downloads
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Publicado
2012-08-05
Como Citar
OLIVEIRA, A. M. Corpos Associados: a Arte e o ato de experienciar de acordo com Gilbert Simondon. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23456. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23456. Acesso em: 4 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos