Corpos Associados: a Arte e o ato de experienciar de acordo com Gilbert Simondon

Autores/as

  • Andréia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23456

Palabras clave:

experiência, arte, meio associado, tecnicidade, sistema meta-estável

Resumen

O presente artigo parte de alguns preceitos da filosofia técnica de Gilbert Simondon para se entender a experiência na obra de arte, tais como: a obra pertence a um meio associado, a obra é um objeto tecno-estético produzido por certa tecnologia e aporta tecnicidades, e a obra somente pode ser entendida a partir do sistema meta-estável obra-humano-meio. O conceito simondoniano de meio associado faz-se caro para a Arte, uma vez que aporta um pensamento processual da obra em constante fazer-se com o meio em que se associa. Apreende-se a experiência na obra de arte como um modo de individuação e não uma experiência pessoal, direcionando-se para uma ontogênese que vai além da obra ou do humano em si. Coloca-se, ainda, a pertinência de uma abordagem tecnológica sobre as tecnicidades da obra como um modo de se compreender os processos de individuação da arte a partir de relações transdutivas no sistema meta-estável humano-obra-meio em constante transformação.

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Biografía del autor/a

Andréia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Artes e Letras/NTE

Publicado

2012-08-05

Cómo citar

OLIVEIRA, A. M. Corpos Associados: a Arte e o ato de experienciar de acordo com Gilbert Simondon. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.23456. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23456. Acesso em: 11 may. 2025.
Recibido 2011-10-02
Aceptado 2011-11-15
Publicado 2012-08-05