Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21935Keywords:
Modelagem afetiva, Redes Bayesianas, Ambientes virtuais de aprendizagemAbstract
Este artigo apresenta um mecanismo de inferência de estados de ânimo, tendo em vista dotar ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) com uma ferramenta apta a reconhecer a motivação do aluno. O modelo de inferência tem como parâmetros os traços de personalidade obtidos através do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP); os fatores motivacionais reconhecidos através dos padrões de comportamento; e a subjetividade afetiva identificada em textos disponibilizados nas funcionalidades de comunicação do AVA. Na máquina de inferência, tais variáveis são tratadas sob raciocínio probabilístico, mais precisamente por redes bayesianas.Downloads
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Published
2011-10-31
How to Cite
LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A.; BERCHT, M. Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21935. Acesso em: 29 apr. 2025.
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Received 2011-07-26
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31