Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21935Palavras-chave:
Modelagem afetiva, Redes Bayesianas, Ambientes virtuais de aprendizagemResumo
Este artigo apresenta um mecanismo de inferência de estados de ânimo, tendo em vista dotar ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) com uma ferramenta apta a reconhecer a motivação do aluno. O modelo de inferência tem como parâmetros os traços de personalidade obtidos através do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP); os fatores motivacionais reconhecidos através dos padrões de comportamento; e a subjetividade afetiva identificada em textos disponibilizados nas funcionalidades de comunicação do AVA. Na máquina de inferência, tais variáveis são tratadas sob raciocínio probabilístico, mais precisamente por redes bayesianas.Downloads
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Publicado
2011-10-31
Como Citar
LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A.; BERCHT, M. Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21935. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
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Artigos
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Recebido 2011-07-26
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31