Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas

Authors

  • Magalí Teresinha Longhi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Magda Bercht Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21935

Keywords:

Modelagem afetiva, Redes Bayesianas, Ambientes virtuais de aprendizagem

Abstract

Este artigo apresenta um mecanismo de inferência de estados de ânimo, tendo em vista dotar ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) com uma ferramenta apta a reconhecer a motivação do aluno. O modelo de inferência tem como parâmetros os traços de personalidade obtidos através do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP); os fatores motivacionais reconhecidos através dos padrões de comportamento; e a subjetividade afetiva identificada em textos disponibilizados nas funcionalidades de comunicação do AVA. Na máquina de inferência, tais variáveis são tratadas sob raciocínio probabilístico, mais precisamente por redes bayesianas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Magalí Teresinha Longhi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-graduação em Informática na Educação

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-graduação em Informática na Educação

Magda Bercht, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-graduação em Informática na Educação

Published

2011-10-31

How to Cite

LONGHI, M. T.; BEHAR, P. A.; BERCHT, M. Inferência dos estados de ânimo do aluno em um ambiente virtual de aprendizagem baseada em redes bayesianas. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21935. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21935. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2011-07-26
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31