Um Modelo para Avaliar Cursos Superiores Brasileiros via Internet

Autores

  • Ricardo Luís Lachi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Heloísa Vieira da Rocha Instituto de Computação/Departamento de Sistemas de Informação (DSI)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21815

Palavras-chave:

Indicadores de Qualidade, Educação a distância, SAESD

Resumo

Este texto apresenta um modelo para a avaliação de cursos superiores a distância via Internet, no contexto brasileiro. O processo completo de elaboração e validação do modelo proposto é apresentado de modo detalhado e sistemático. Também é apresentada a descrição da validação estatística do instrumento de avaliação proposto, por meio do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Por fim, é apresentado o sistema computacional construído, denominado SAESD – Sistema de Apoio à Avaliação de cursos do Ensino Superior a Distância –, para a coleta e a organização dos dados necessários na avaliação de um curso superior a distância com base no modelo proposto. Um resultado importante deste trabalho foi a definição de uma um conjunto de aspectos relevantes na avaliação de um curso superior a distância via Internet, a partir das quais é possível o desenvolvimento de inúmeras ferramentas computacionais para a coleta e mineração de dados sobre esses aspectos.

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Biografia do Autor

Ricardo Luís Lachi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Área de Ciência da Computação

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Publicado

2011-10-31

Como Citar

LACHI, R. L.; DA ROCHA, H. V. Um Modelo para Avaliar Cursos Superiores Brasileiros via Internet. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21815. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21815. Acesso em: 8 abr. 2025.
Recebido 2011-07-25
Aceito 2011-10-31
Publicado 2011-10-31