Um Modelo para Avaliar Cursos Superiores Brasileiros via Internet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21815Keywords:
Indicadores de Qualidade, Educação a distância, SAESDAbstract
Este texto apresenta um modelo para a avaliação de cursos superiores a distância via Internet, no contexto brasileiro. O processo completo de elaboração e validação do modelo proposto é apresentado de modo detalhado e sistemático. Também é apresentada a descrição da validação estatística do instrumento de avaliação proposto, por meio do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Por fim, é apresentado o sistema computacional construído, denominado SAESD – Sistema de Apoio à Avaliação de cursos do Ensino Superior a Distância –, para a coleta e a organização dos dados necessários na avaliação de um curso superior a distância com base no modelo proposto. Um resultado importante deste trabalho foi a definição de uma um conjunto de aspectos relevantes na avaliação de um curso superior a distância via Internet, a partir das quais é possível o desenvolvimento de inúmeras ferramentas computacionais para a coleta e mineração de dados sobre esses aspectos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-10-31
How to Cite
LACHI, R. L.; DA ROCHA, H. V. Um Modelo para Avaliar Cursos Superiores Brasileiros via Internet. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21815. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21815. Acesso em: 17 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-07-25
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31