Um Modelo para Avaliar Cursos Superiores Brasileiros via Internet

Authors

  • Ricardo Luís Lachi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Heloísa Vieira da Rocha Instituto de Computação/Departamento de Sistemas de Informação (DSI)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21815

Keywords:

Indicadores de Qualidade, Educação a distância, SAESD

Abstract

Este texto apresenta um modelo para a avaliação de cursos superiores a distância via Internet, no contexto brasileiro. O processo completo de elaboração e validação do modelo proposto é apresentado de modo detalhado e sistemático. Também é apresentada a descrição da validação estatística do instrumento de avaliação proposto, por meio do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Por fim, é apresentado o sistema computacional construído, denominado SAESD – Sistema de Apoio à Avaliação de cursos do Ensino Superior a Distância –, para a coleta e a organização dos dados necessários na avaliação de um curso superior a distância com base no modelo proposto. Um resultado importante deste trabalho foi a definição de uma um conjunto de aspectos relevantes na avaliação de um curso superior a distância via Internet, a partir das quais é possível o desenvolvimento de inúmeras ferramentas computacionais para a coleta e mineração de dados sobre esses aspectos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Luís Lachi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Área de Ciência da Computação

Published

2011-10-31

How to Cite

LACHI, R. L.; DA ROCHA, H. V. Um Modelo para Avaliar Cursos Superiores Brasileiros via Internet. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21815. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21815. Acesso em: 17 apr. 2025.
Received 2011-07-25
Accepted 2011-10-31
Published 2011-10-31