Uma Análise da Utilização das TDICs no Ensino Fundamental II na cidade de Mombaça/CE
DOI:
https://doi.org/10.22491/1982-1654.141249Palavras-chave:
TDICs, WEKA, Educação e TecnologiasResumo
As evoluções dos meios tecnológicos transformaram os diversos setores sociais, incluindo a educação. Além disso, a pandemia ocasionada pelo vírus da Covid-19, trouxe diversos desafios, sendo que as instituições de ensino e os seus funcionários tiveram que se adaptarem ao ensino remoto rapidamente. Levando esses fatos em consideração, o objetivo na realização dessa pesquisa foi de levantar dados e analisa-los sobre a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs nas escolas da sede urbana de Mombaça – CE, que possuem o ensino fundamental II. Para alcançar os resultados, foi inicialmente utilizado um processo de pesquisa de campo nas escolas com diretores e professores e, posteriormente, a utilização do software Waikato Environment for Knowledge Analysis – WEKA para análise. Os algoritmos utilizados foram o K-Means e Apriori para aplicar, respectivamente, os métodos de clusterização e associação. Os resultados demonstram que a infraestrutura é deficitária, mas o corpo docente utiliza as tecnologias no seu cotidiano escolar e possuem um entusiasmo em desenvolver suas habilidades na utilização das TDICs.
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Publicado 2024-12-22