Conhecendo o sistema solar: uma sequência didática utilizando TDIC nos anos iniciais

Autores

  • Mariana Coradini de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando de Jesus Moreira Junior Universidade Federal de Santa Maria
  • Elenize Rangel Nicoletti Universidade Federal do Pampa
  • Marcelo da Silveira Siedler Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Ensinar Ciências pode se tornar mais interessante quando apoiado em ferramentas digitais que utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para auxiliar no aprendizado dos alunos, sendo inclusive indicadas pelos documentos normativos da educação. Assim, o trabalho objetiva investigar de que forma as TDIC contribuem com o ensino e aprendizagem de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola pública por meio do desenvolvimento e implementação de uma Sequência Didática (SD) sobre o Sistema Solar. A SD possui seis atividades, das quais três envolvem TDIC: um site, um jogo digital e um aplicativo de realidade aumentada. Os resultados mostraram um aumento significativo de respostas corretas, considerando que o percentual médio de acertos subiu de 33,2% no pré-teste para 58% no pós-teste, sugerindo que as TDIC utilizadas na SD possuem potencial em auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

CORADINI DE SOUZA, M.; DE JESUS MOREIRA JUNIOR, F. .; RANGEL NICOLETTI, E. .; DA SILVEIRA SIEDLER, M. . Conhecendo o sistema solar: uma sequência didática utilizando TDIC nos anos iniciais . Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 87–98, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/128773. Acesso em: 1 mar. 2024.