Conhecendo o sistema solar: uma sequência didática utilizando TDIC nos anos iniciais
Resumen
Ensinar Ciências pode se tornar mais interessante quando apoiado em ferramentas digitais que utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para auxiliar no aprendizado dos alunos, sendo inclusive indicadas pelos documentos normativos da educação. Assim, o trabalho objetiva investigar de que forma as TDIC contribuem com o ensino e aprendizagem de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola pública por meio do desenvolvimento e implementação de uma Sequência Didática (SD) sobre o Sistema Solar. A SD possui seis atividades, das quais três envolvem TDIC: um site, um jogo digital e um aplicativo de realidade aumentada. Os resultados mostraram um aumento significativo de respostas corretas, considerando que o percentual médio de acertos subiu de 33,2% no pré-teste para 58% no pós-teste, sugerindo que as TDIC utilizadas na SD possuem potencial em auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceptado 2023-07-24
Publicado 2023-11-20