Elaboração de jogos educacionais para a construção de conhecimentos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.128747

Resumo

Neste artigo é apresentada a proposição do uso de recurso tecnológico, especificamente na produção de um jogo digital com o software Scratch, para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdo do componente curricular de Matemática. Procura refletir sobre os conceitos do pensamento computacional, bem como, sobre o ensino de probabilidade conforme a BNCC. O Scratch servirá para desenvolver a programação do jogo digital, de forma que a Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental faça parte deste processo. A proposta permite trabalhar a linguagem de programação como um meio para representar e desenvolver as concepções dos estudantes perante conteúdo da Matemática que em grande parte das vezes são considerados complexos. Por fim, espera-se que o uso da ferramenta Scratch e das aplicações criadas com ela, tornem-se um facilitador de ensino e de aprendizagem, possibilitando que os conceitos abordados em salas de aula possam ser significativos e melhor compreendidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josevandro Barros Nascimento, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - UFRPE/PPGEC, Mestre em Ciências, Modelagem Matemática e Computacional - UFPB/PPGMMC e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal De Campina Grande - UFCG. Foi Professor Substituto do Departamento de Ciências Exatas (DCX) - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB. Integrou Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática/Campus IV, atualmente faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE (http://evante.com.br) e "A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática". Áreas de interesse em pesquisa: Data Science, Educational Data Mining (EDM), Learning Analytics (LA), Game Learning Analytics, Game Based Learning, Technology Enhanced Learning (TEL) e formação de professores na educação básica.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ossui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como professora adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Vanessa Cristine Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

tualmente sou Analista de Sistemas no Ministério das Comunicações e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM . Como analista, desenvolvo soluções tecnológicas para ambientes AVA. Mestre Profissional em Ciências da computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Especialista em Docência pelo IFMG- Campus Arcos. Pesquisadora do Grupo Horizonte - UFSCAR Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a distância e tecnologias na educação. Atuo, principalmente, nos seguintes temas: integração do ambiente virtual Moodle com sistemas acadêmicos , produção e avaliação de objetos de aprendizagem digitais, elaboração de materiais para formação em funcionalidades de ambientes AVA. Bolsista pela FUNAPE/ENAP Implementadora Moodle. Certificada Google Educadora Nível 1 , Nível 2 e Google Trainer e Google Coach. 

Fabrício Soares, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul

possui graduação em Matemática (licenciatura) e especialização em ensino da Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS e mestrado em Sistemas e Processos Industriais (área de Engenharia de Produção) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atuou como professor da Educação básica, no Ensino Fundamental, de 4ª a 8ª série. É Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade de Cruz Alta. Coordena e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de educação matemática e tecnologias da educação, na formação de professores em informática educativa, em cursos direcionados a professores da educação básica. também foi orientador de estágio no curso de Pedagogia e professor do curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Atualmente, está cedido à SEDUC/RS, onde exerce a função de Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE com sede em Osório/RS

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

BARROS NASCIMENTO, J.; FERNANDA DA SILVA, P. .; CRISTINE SILVA, V.; SOARES, F. Elaboração de jogos educacionais para a construção de conhecimentos matemáticos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 29–37, 2023. DOI: 10.22456/1982-1654.128747. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/128747. Acesso em: 21 fev. 2024.