Elaboração de jogos educacionais para a construção de conhecimentos matemáticos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.128747

Abstract

This article is presented as a proposal for the use of technology, specifically in the production of a digital game with the Scratch software, to assist in the teaching and learning process of contents of curricular components of Mathematics. Try to reflect on the concepts of computational thinking, as well as on the teaching of probability according to the BNCC. Scratch will serve to develop the programming of the digital game, so that Mathematics of the Final Years of Elementary School is part of this process. A programming proposal to work as a means to represent and develop as concepts presented by students of Mathematics that in most cases are considered as projects. Finally, Scratch and the applications created with it, become teachinglearning tools, becoming a teaching-learning facilitator.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josevandro Barros Nascimento, Universidade Federal Rural De Pernambuco

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - UFRPE/PPGEC, Mestre em Ciências, Modelagem Matemática e Computacional - UFPB/PPGMMC e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal De Campina Grande - UFCG. Foi Professor Substituto do Departamento de Ciências Exatas (DCX) - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB. Integrou Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática/Campus IV, atualmente faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE (http://evante.com.br) e "A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática". Áreas de interesse em pesquisa: Data Science, Educational Data Mining (EDM), Learning Analytics (LA), Game Learning Analytics, Game Based Learning, Technology Enhanced Learning (TEL) e formação de professores na educação básica.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ossui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como professora adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Vanessa Cristine Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

tualmente sou Analista de Sistemas no Ministério das Comunicações e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM . Como analista, desenvolvo soluções tecnológicas para ambientes AVA. Mestre Profissional em Ciências da computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Especialista em Docência pelo IFMG- Campus Arcos. Pesquisadora do Grupo Horizonte - UFSCAR Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a distância e tecnologias na educação. Atuo, principalmente, nos seguintes temas: integração do ambiente virtual Moodle com sistemas acadêmicos , produção e avaliação de objetos de aprendizagem digitais, elaboração de materiais para formação em funcionalidades de ambientes AVA. Bolsista pela FUNAPE/ENAP Implementadora Moodle. Certificada Google Educadora Nível 1 , Nível 2 e Google Trainer e Google Coach. 

Fabrício Soares, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul

possui graduação em Matemática (licenciatura) e especialização em ensino da Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS e mestrado em Sistemas e Processos Industriais (área de Engenharia de Produção) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atuou como professor da Educação básica, no Ensino Fundamental, de 4ª a 8ª série. É Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade de Cruz Alta. Coordena e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de educação matemática e tecnologias da educação, na formação de professores em informática educativa, em cursos direcionados a professores da educação básica. também foi orientador de estágio no curso de Pedagogia e professor do curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Atualmente, está cedido à SEDUC/RS, onde exerce a função de Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE com sede em Osório/RS

Published

2023-02-09

How to Cite

BARROS NASCIMENTO, J.; FERNANDA DA SILVA, P. .; CRISTINE SILVA, V.; SOARES, F. Elaboração de jogos educacionais para a construção de conhecimentos matemáticos. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 29–37, 2023. DOI: 10.22456/1982-1654.128747. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/128747. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2022-12-05
Accepted 2022-12-18
Published 2023-02-09