Difundindo a cultura oceânica através da aprendizagem baseada em jogos digitais

Autores

  • Gabriel Ponciano de Miranda Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-2654-8846
  • Valdecir Becker Universidade Federal da Paraíba
  • Ed Porto Bezerra Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.122391

Palavras-chave:

Jogos sérios, Educação ambiental, Biodiversidade, Ensino, Biologia

Resumo

Os oceanos passam por uma crise ecológica global. Junto a isso, estudantes de ensino básico permanecem com percepções deturpadas acerca dos ecossistemas marinho e costeiro. Assim, iniciativas para o desenvolvimento da cultura oceânica são incentivadas por organizações de todo o mundo. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir os dados da validação de um protótipo do jogo “Litorália”, voltado para o ensino de biodiversidade e educação ambiental. Este artefato foi desenvolvido através do método Design Science Research e foi testado por professores de Biologia do ensino básico, que foram posteriormente entrevistados. As respostas dos especialistas indicam que a aprendizagem baseada em jogos digitais pode ser efetiva na difusão da cultura oceânica e que “Litorália” possui um alto potencial de engajamento e ensino em turmas da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDUL JABBAR, Azita Iliya; FELICIA, Patrick. Gameplay Engagement and Learning in Game-Based Learning: A Systematic Review. Review of Educational Research, [S. l.], v. 85, n. 4, 2015.

ABESSA, Denis; FAMÁ, Ana; BURUAEM, Lucas. The systematic dismantling of Brazilian environmental laws risks losses on all fronts. Nature Ecology and Evolution, [S. l.], v. 3, n. 4, 2019.

AMORIM, Douglas Carvalho; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Possibilidades e desafios de uso do jogo digital Pokémon GO em espaços escolares no contexto de cibercultura e hibridismo tecnológico digital: trilhas iniciais para o ensino de Biologia. Revista Prâksis, [S. l.], v. 17, n. 2, 2020.

ARIKA. Endless Ocean, Nintendo, 2007.

ARIKA. Endless Ocean: Blue World, Nintendo, 2009.

ASLAN, Serdar; BALCI, Osman. GAMED: Digital educational game development methodology. SIMULATION, [S. l.], v. 91, n. 4, 2015.

AYRES, L. Thematic coding and analysis. In: GIVEN, L. M. The SAGE Encyclopedia of Qualitative Research Methods. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc., 2008. p. 867-868.

BIEREMA, Andrea M. K.; SCHWARTZ, Renee S. Undergraduate biology students’ interpretations of the term “animal.” Anthrozoos, [S. l.], v. 28, n. 3, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

BURGHARDT, Gordon M. The Genesis of Animal Play. Cambridge: The MIT Press, 2005.

CAMPOS, Taynara Rubia; RAMOS, Daniela Karine. O uso de jogos digitais no ensino de Ciências Naturais e Biologia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [S. l.], v. 19, p. 450–473, 2020.

DISHON, Gideon. Fulfilling the Rousseauian Fantasy: Video Games and Well-Regulated Freedom. Philosophy of Education Archive, [S. l.], p. 132–142, 2018.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES, José Antônio Valle. Design science research: A method for science and technology advancement. 1. ed., Springer, 2015.

ELFES, Cristiane T.; LONGO, Catherine; HALPERN, Benjamin S.; HARDY, Darren; SCARBOROUGH, Courtney; BEST, Benjamin D.; PINHEIRO, Tiago; DUTRA, Guilherme F. A regional-scale ocean health index for Brazil. PLoS ONE, [S. l.], v. 9, n. 4, 2014.

HAYDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura.5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios Contínua. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021.

IPCC. Summary for Policymakers. In: CLIMATE CHANGE 2021: THE PHYSICAL SCIENCE BASIS. CONTRIBUTION OF WORKING GROUP I TO THE SIXTH ASSESSMENT REPORT OF THE INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE 2021, Cambridge University Press, 2021, 40 p.

JONES, Ann; GAVED, Mark; KUKULSKA-HULME, Agnes;

SCANLON, Eileen; PEARSON, Charlie; LAMERAS, Petros; DUNWELL, Ian; JONES, Jan. Creating coherent incidental learning journeys on smartphones using feedback and progress indicators: The SCAMP framework. International Journal of Mobile and Blended Learning, [S. l.], v. 6, n. 4, 2014.

LAMERAS, Petros; ARNAB, Sylvester; DUNWELL, Ian;

STEWART, Craig; CLARKE, Samantha; PETRIDIS, Panagiotis. Essential features of serious games design in higher education: Linking learning attributes to game mechanics. British Journal of Educational Technology, [S. l.], v. 48, n. 4, 2017. DOI: 10.1111/bjet.12467.

LOPES, Letícia Azambuja; LOPES, Paulo Tadeu Campos. O desenvolvimento do jogo Insekt GO e suas relações com o Pokémon GO e o ensino de Biologia. Informática na educação: teoria & prática, [S. l.], v. 20, n. 3 set/dez, 2018.

NINTENDO. Pokémon Red & Green, 1996.

OCEAN HEALTH INDEX. Annual Scores and Rankings. 2021. Disponível em: http://www.oceanhealthindex.org/region-scores/annual-scores-and-rankings. Acesso em: 1 dez. 2021.

PLASS, Jan L.; HOMER, Bruce D.; KINZER, Charles K. Foundations of Game-Based Learning. Educational Psychologist, [S. l.], v. 50, n. 4, 2015.

POREMBA, Cindy. Point and shoot: Remediating photography in gamespace. Games and Culture, [S. l.], v. 2, n. 1, 2007.

QIAN, Meihua; CLARK, Karen R. Game-based Learning and 21st century skills: A review of recent research. Computers in Human Behavior, [S. l.], v. 63, p. 50–58, 2016.

ROMEIRO, Dalvan Henrique Luiz; SILVA, Clécio Danilo Dias Da; CAVALCANTE, Brayan Paiva; SANTOS, Daniele Bezerra Dos. Percepção ambiental de estudantes de comunidades litorâneas e metropolitanas sobre o Ambiente Marinho e sua conservação. Nature and Conservation, [S. l.], v. 13, n. 4, 2020.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play - Game Design Fundamentals. Cambridge: The MIT Press, 2004.

SAVIETTO, Samuel F.; KATON, Geisly F.; TOWATA, Naomi; BERCHEZ, Flávio Augusto de S.; URSI, Suzana. Ambientes marinhos e costeiros: qual a percepção de estudantes de escolas do Litoral Norte de São Paulo? Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, [S. l.], v. 7, 2014.

SQUIRE, Kurt. Video Games in Education. International Journal of Intelligent Games & Simulation, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 49–62, 2003.

STIELER-HUNT, Colleen; JONES, Christian M. A model for exploring the usefulness of games for classrooms. In: DIGRA 2015 - PROCEEDINGS OF THE 2015 DIGRA INTERNATIONAL CONFERENCE: DIVERSITY OF PLAY 2015, Anais [...]. [s.l: s.n.].

STOKES, Suzanne. Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, [S. l.], v. 1, n. 1, 2002.

UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444. Acesso em: 25 out. 2021.

UNESCO. Ocean literacy within the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable development: a framework for action, 2021. Disponível em: www.unesco.org/open-access/terms-use-ccbysa-en.

USTWO GAMES. Alba: A Wildlife Adventure. Plug In Digital, 2020.

VASCONCELLOS, Marcelo Simão De. Game Design Document (GDD) para Jogos Sérios, 2021. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/1N20mBlCQ2OWYEohKMaD5Dx8ZtXlbTu9w/view?usp=sharing. Acesso em: 15 nov. 2021.

VASCONCELLOS, Marcelo Simão De; CARVALHO, Flávia Garcia De; BARRETO, Jéssica Oliveira; ATELLA, Georgia Correa. As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação. Informática na educação: teoria & prática, [S. l.], v. 20, n. 4 dez, 2017.

VINING, Joanne; MERRICK, Melinda S.; PRICE, Emily A. The distinction between humans and nature: Human perceptions of connectedness to nature and elements of the natural and unnatural. Human Ecology Review, [S. l.], v. 15, n. 1, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

MIRANDA, G. P. de; BECKER, V.; BEZERRA, E. P. Difundindo a cultura oceânica através da aprendizagem baseada em jogos digitais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 87–105, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.122391. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/122391. Acesso em: 29 abr. 2025.
Recebido 2022-02-17
Aceito 2022-05-26
Publicado 2022-12-07