Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.120173Keywords:
Universidade Aberta do Brasil. Acessibilidade. Educação Aberta e a Distância. Deficiência Sensorial.Abstract
As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à Educação, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução da atenção dada às pessoas com deficiência. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como a possibilidade de catalisar o acesso à educação superior por parte dos PcD, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade. Como parte da promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada a aplicação das orientações legais e pedagógicas para o estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos ofertados pela UAB quanto as suas adequações o atendimento dos alunos com deficiência, na superação das barreiras de acesso à educação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-12-07
How to Cite
AGUIAR, W. O. de; ESTABEL, L. B. Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 11–22, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.120173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120173. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 Computers in education: theory & practice

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2021-11-21
Accepted 2022-10-24
Published 2022-12-07
Accepted 2022-10-24
Published 2022-12-07