Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.120173Palabras clave:
Universidade Aberta do Brasil. Acessibilidade. Educação Aberta e a Distância. Deficiência Sensorial.Resumen
As atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado brasileiro, por meio de legislações e programas direcionados à Educação, em especial ao ensino superior, têm representado uma evolução da atenção dada às pessoas com deficiência. Essas ações visam ampliar a participação das PcD na sociedade por meio da educação como instrumento para proporcionar desenvolvimento, trazendo autonomia em atividades sociais. A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como a possibilidade de catalisar o acesso à educação superior por parte dos PcD, assim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) apresenta-se como oportunidade. Como parte da promoção do acesso ao ensino superior, foi verificada a aplicação das orientações legais e pedagógicas para o estabelecimento de uma educação inclusiva, investigando os projetos pedagógicos dos cursos ofertados pela UAB quanto as suas adequações o atendimento dos alunos com deficiência, na superação das barreiras de acesso à educação.Descargas
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Publicado
2022-12-07
Cómo citar
AGUIAR, W. O. de; ESTABEL, L. B. Acesso ao Ensino Superior pelas Pessoas com Deficiência: análise de projetos pedagógicos de cursos EAD. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 11–22, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.120173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/120173. Acesso em: 24 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Informática na educação: teoria & prática

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Recibido 2021-11-21
Aceptado 2022-10-24
Publicado 2022-12-07
Aceptado 2022-10-24
Publicado 2022-12-07