Contribuições da fenomenografia para o ensino e a aprendizagem de competência informacional

Autores

  • Ilídio Lobato Ernesto Manhique Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245261.113-131

Palavras-chave:

Fenomenografia, Competência informacional, Modelo relacional, Aprendizagem, Ensino.

Resumo

A complexidade do ambiente digital, derivada do crescimento do volume de dados e da informação, exige um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que favoreçam a aprendizagem autônoma dos sujeitos. A competência informacional é parte desses pressupostos que possibilitam o uso crítico e reflexivo da informação. Objetiva-se explorar a abordagem fenomenográfica com o intuito de investigar a aprendizagem a partir da perspectiva dos sujeitos e o seu impacto para o ensino da competência informacional. Com base em uma pesquisa teórica, este estudo fornece subsídios sobre a importância da fenomenografia para a elaboração de propostas com enfoque relacional de competência informacional, que funcionem como alternativa aos padrões e frameworks já existentes, cujas categorias de descrição são definidas a priori. Para tal, analisam-se duas propostas (seven faces of information literacy e six frames for information literacy education) que demonstram como a fenomenografia tem sido usada para examinar a relação entre o indivíduo e a informação. Observa-se que a fenomenografia é uma abordagem de pesquisa com potencialidades para a formulação e reformulação de programas de competência informacional em vários níveis educacionais, em particular no ensino superior. Dada a incipiência desses estudos no contexto brasileiro, sugere-se a realização de novas pesquisas integrando a fenomenografia como forma de aprofundar e diversificar as bases teóricas ligadas à aprendizagem e educação da competência informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília

Doutorando em Ciencia da Informacao - Universidade Estadual Paulista  - UNESP/Marília

Professor - Assistente Escola Superior de Jornalismo - Moçambique

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília

Professora do Departamento de Ciência da Informação

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Referências

ÅKERLIND, Gerlese. Learning about phenomenography: Interviewing, data analysis and the qualitative research paradigm. In: BOWDEN, John; GREEN, Pam (orgs.). Doing developmental phenomenography. Melbourne: RMIT University Press, p. 62-73, 2005.

AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS. Standards for the 21st – century learner. America Library Association, Chicago, 2007.

ANDRETTA, Suse. Phenomenography: a conceptual framework for information literacy education. Aslib Proceedings, [s.l.], v. 59, n. 2, p. 152-168, 2007.

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. Information Literacy Competency Standards for Higher Education. America Library Association, 2000.

ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH ASSOCIATION. Framework for Information Literacy for Higher Education. American Library Association, February 9, 2015.

BOWDEN, John. The nature of phenomenographic research. In: BOWDEN, John A.; WALSH, Eleonor (eds.). Phenomenography. Melbourne: RMIT University Press, 2000.

BOWDEN, John. Reflections on the phenomenographic team research process. In: BOWDEN, John; GREEN, Pam (eds.). Doing developmental phenomenography. Melbourne: RMIT University Press, 2005.

BRUCE, Christine Susan. Information literacy research and practice: An experiential perspective. In: KURBANOĞLU, Serap et al. (eds). Worldwide Commonalities and Challenges in Information Literacy Research and Practice. [s.l.]: Springer, p. 11-30, 2013.

BRUCE, Christine Susan. Seven faces of information literacy. Adelaide: Auslib Press, 1997.

BRUCE, Christine Susan. Las siete caras de la alfabetización en información en la enseñanza superior. Anales de Documentación, Murcia, n. 6, p. 289-294, 2003.

BRUCE, Christine Susan; EDWARDS, Sylvia Lauretta; LUPTON, Mandy. Six Frames for Information Literacy Education: A conceptual framework for interpreting the relationships between theory and practice. Innovations in Teaching and Learning Information and Computer Science, [s.l.], v.5, n.1, 2006.

BRUCE, Christine Susan et al. Information literacy and informed learning: conceptual innovations for IL research and practice futures. Journal of Information Literacy, [s.l], v. 11, n. 1, p. 4-22, 2017.

BUNDY, Alan. Australian and New Zealand Information Literacy Framework principles, standards and practice. 2. ed. Adelaide: Australian and New Zealand Institute for Information Literacy, 2004.

CAPURRO, Rafael. Epistemología y ciencia de la información. Enlace: Revista Venezolana de Información, tecnología y conocimiento, Maracaibo, v. 4, n. 1, p. 11-29, 2007.

ELMBORG, James. Critical Information Literacy: Implications for Instructional Practice. The Journal of Academic Librarianship, [s.l], v.32, n.2, p.192–199, 2006.

FORSTER, Marc. Data-analysis issues in a phenomenographic investigation of information literacy in nursing. Nurse Researcher, [s.l], v. 21, n. 2, p. 30-34, 2013.

HJØRLAND, Birger. Domain Analysis: A Socio‐Cognitive Orientation for Information Science Research. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology, [s.l], 2004.

KUHLTHAU, Carol Collier. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, [s.l.], v. 42, n. 5, p. 361-371, 1991.

LIMBERG, Louise; SUNDIN, Olof; TALJA, Sanna. Three theoretical perspectives on information literacy. Human It, Borås, v. 11, n. 2, p. 93-130, 2012.

LUKE, Allan; KAPITZKE, Cushla. Literacies and libraries - Archives and cybraries. Pedagogy, Culture and Society, [s.l.], v. 7, n. 3, p. 467-491, 1999.

LUPTON, Mandy. The Learning Connection. Information Literacy and the Student Experience. Adelaide: Auslib Press, 2004.

MANHIQUE, Ilídio Lobato Ernesto; CASARIN, Helen de Castro Silva. Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 751-768, 2018.

MARTON, Ference. Phenomenography - describing conception world around us. Instructional Science, [s.l.], v. 10, p. 177-200, 1981.

MARTON, Ference. Phenomenography: a research approach to investigating different understandings of reality. Journal of Thought, [s.l.], v. 21, n. 3, p. 28-49, 1986.

MARTON, Ference; PONG, Wing Yan. On the unit of description in phenomenography. Higher Education Research & Development, [s.l.], v. 24, n. 4, p. 335–348, 2005.

RICHARDSON, John. The Concepts and methods of phenomenographic research. Review of Educational Research, [s.l.], v. 69, p. 53-82, 1999.

SIMMONS, Michelle. Librarians as Disciplinary Discourse Mediators: Using genre theory to move toward critical information literacy. Libraries and the Academy, [s.l.], v. 14, n. 2, p. 297-311, 2005.

SVENSSON, Lennart. Theoretical foundations of phenomenography. Higher Education Research & Development, [s.l.], v. 16, n. 2, p. 159-171, 1997.

TEWELL, Eamon. A decade of critical information literacy: a review of the literature. Communications in Information Literacy, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 24-43, 2015.

WERSIG, Gernot; NEVELING, Ulrich. The phenomena of interest to Information Science. Information Scientist, [s.l.], v. 9, n. 4, p. 127-140, 1975.

YATES, Christine; PARTRIDGE, Helen; BRUCE, Christine Susan. Exploring information experiences through phenomenography. Library and Information Research, [s.l.], v. 36, n. 112, p. 96-112, 2012.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

MANHIQUE, I. L. E.; CASARIN, H. de C. S. Contribuições da fenomenografia para o ensino e a aprendizagem de competência informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 113–131, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245261.113-131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/89851. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)