E-books didáticos nos ambientes de aprendizagem em rede
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245211.193-209Palabras clave:
E-books didáticos. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tecnologia educacional. E-learning.Resumen
Apresenta-se um estudo sobre a relação entre os e-books e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) suportado por dispositivos eletrônicos conectados à Internet. Objetiva-se evidenciar as possibilidades e vantagens que justificam o interesse pelo uso de e-books como parte dos investimentos nos processos educativos em ambientes de aprendizagem em rede. Como metodologia, fez-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com viés qualitativo. Como possibilidades e vantagens do uso de e-books didáticos, elencaram-se: a adaptação ou a personalização de processos interativos e conteúdos, conforme as características individuais do estudante; a amplitude no tempo e no espaço da comunicação e da interação entre estudantes e outros envolvidos; a eficiência e a agilidade na gestão do processo educativo; e a redução dos custos pessoais, financeiros e ambientais. Porém, para isso, depende-se do atendimento às necessidades de infraestrutura física e lógica, isto é, Internet de banda larga, rede de energia, mobiliários e equipamentos adequados.
Descargas
Citas
ASH, K. Publishers Turn to Cloud Computing to Offer Digital Content. Education Week, Bethesda, v. 5, n. 1, p. 34-36, 2011.
BIDARRA, J. et al. O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad, In: Carvalho, A. Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: DeFacto, 2012.
BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P. A problemática dos e-books: um contributo para o estado da arte. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA EM SISTEMAS, CIBERNÉTICA E INFORMÁTICA (CISCI), 6., 2007, Orlando, EUA. Anais... Orlando, 2007.
BUFREM, L.; SORRIBAS, T. Práticas de leitura em meio eletrônico. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 11, n. 1, p. 298-326, dez. 2009. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/2038>. Acesso em: 08 out. 2014.
CAVALCANTE, A. et al. A iconografia em comunidades indígenas. Revista Projética, Londrina, v.4, n.2, p. 09-28, jul/dez., 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/viewFile/16043/14237>. Acesso em: 08 out. 2014.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
DZIEKANIAK, G. et al. Considerações sobre o e-book: do hipertexto à preservação digital. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 1, n. 2, p. 83-99, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/1899/1035>. Acesso em: 08 out 2014.
EMBONG, A. M. et al. E-books as textbooks in the classroom. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Louisville, v. 47, p. 1802-1809, 2012.
FEDERAL COMMUNICATIONS COMMISSION - FCC. Digital textbook playbook: the digital textbook collaborative. 2012. Disponível em: <http://www.fcc.gov/encyclopedia/digital-textbook-playbook >. Acesso em: 30 abr. 2014.
GROUPE SPECIALE MOBILE - GSMA. Mobile education landscape report. Londres, 2011. Disponível em: <http://www.gsma.com/connectedliving/wp-content/uploads/2012/03/landscape110811interactive.pdf >. Acesso em: 17 jul. 2014.
JANG, S. Study on service models of digital textbooks in cloud computing environment for SMART education. International Journal of u-and e-Service, Science and Technology, Tasmânia, v. 7, n. 1, p.73-82, 2014. Disponível em: <http://www.sersc.org/journals/IJUNESST/vol7_no1/7.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2014.
JUNG, S. M. Leading future education: development of digital textbooks in Korea. In: WORLD TEACHERS’ DAY IN THAILAND, 4., 2009, Bangkok; UNESCO-APEID INTERNATIONAL CONFERENCE QUALITY INNOVATIONS FOR TEACHING AND LEARNING, 12., 2009, Bangkok. Anais... Bangkok, 2009.
OWEN, V. et al. E-books in research libraries: issues of access and use. Ontário, Canadá: CARL, 2008. Disponível em: <http://carl-abrc.ca/uploads/pdfs/copyright/carl_e-book_report-e.pdf >. Acesso em: 17 jul. 2014.
PERASSI, R.; MENEGHEL, T. Conhecimento, mídia e semiótica na área de Mídia do Conhecimento. In: VANZIN, T.; DANDOLINI, G. (Org.). Mídias do conhecimento. Florianópolis: Padion, 2011. v. 1.
PROCÓPIO, E. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz, 2010.
United Nations Educational, Scientific and Cultural – UNESCO. The future of mobile learning: implications for policy makers and planners. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219637E.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2014.
UNGARETTI, C. E.; FRAGOSO, S. Design gráfico para e-books e livros impressos: proposta de método de projeto simultâneo para explorar a complementaridade dos suportes. Educação Gráfica, Bauru, v. 16, n. 3, p. 17-33, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Charles Rodrigues, Richard Perassi, Bárbara Zardo De Nardi, Francisco Antonio Pereira Fialho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.