O lugar da psicanálise nos escritos cinematográficos de Kracauer: da “massa” ao espectador

Autores

  • Maurício de Medeiros Caleiro Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Kracauer. Psicanálise. Massa. Público. Teoria Crítica.

Resumo

Apresenta reflexões críticas acerca das relações entre a produção analítica de Siegfried Kracauer e o legado teórico psicanalítico, particularmente no que concerne aos modos pelos quais o autor o emprega em seus escritos sobre cinema para se referir ao polêmico conceito de massa e à noção de público. Discute-se a ideologia inerente à abordagem de tais conceitos tal como por ele perpetuada; a apropriação do referencial psicanalítico pelo crítico como uma moldura teórica nem sempre explícita, mas recorrente, na análise do papel social da “massa” no filme Metropolis (1927); e, na última parte do artigo – introduzida por uma análise do contexto de recepção à sua Theory of Film (1960) –, os efeitos de tal referencial desempenhar, no livro em questão, papel central nos escritos de Kracauer sobre o espectador.

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Biografia do Autor

Maurício de Medeiros Caleiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Fluminense Programa de Pós-Gradução em Comunicação

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Publicado

2010-07-20

Como Citar

CALEIRO, M. de M. O lugar da psicanálise nos escritos cinematográficos de Kracauer: da “massa” ao espectador. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 131–145, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12971. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo