O discurso biobibliográfico em Gabriel Peignot: notas sobre o sujeito e o autor na Modernidade bibliológica
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245250.159-175Palabras clave:
Biobibliografia. Discurso Biobibliográfico. Gabriel Peignot. Modernidade. Nome Próprio.Resumen
A pesquisa propõe uma análise do discurso biobibliográfico em Gabriel Peignot a partir do Dictionnaire Raisonné de Bibliologie, publicado em 1802. O foco do objeto de investigação está na discussão sobre a identificação e a descrição das fontes de informação biobibliográficas no corpus peignotiano. A reflexão teórica, sustentada pela epistemologia histórica e pela abordagem filosófico-linguística, via a teoria pragmática, se constrói a partir de três marcos discursivos, a saber: os verbetes biobibliográficos e a intencionalidade peignotiana, a relação indivíduo e produção de texto/documento em Paul Otlet e, por fim, a reflexão crítica de Roland Barthes acerca da morte do autor como forma tardia de desenvolvimento da Modernidade. O objetivo principal é desenvolver a análise, apoiados em um contexto epistemológico-histórico, do papel da biobibliografia na Modernidade. A discussão mostra que a intenção em Gabriel Peignot de relacionar biografias e os feitos de cada sujeito no contexto bibliológico é profundamente marcada por uma influência enciclopédica e, ao mesmo tempo, por uma concepção sistemática do conhecimento empírico moderno, advindo do século dezoito.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: Barthes, Roland. O rumor da língua. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Roland Barthes. Escrever a leitura. In: Roland, Barthes. O rumor da língua. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2014.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia R. O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1972.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LACROIX, Alfred. Figures des savants. Paris: Gauthier-Villars Editeurs, 1932. Tomo 1. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9301242/f1.vertical. Acesso em: 04 fev. 2019.
OTLET, Paul. Traité de Documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Bruxelas: Mundaneum, 1934.
PEIGNOT, Gabriel. Dictionnaire raisonné de bibliologie, tomo I. Paris: Chez Villier, 1802a.
PEIGNOT, Gabriel. Dictionnaire raisonné de bibliologie, tomo II. Paris: Chez Villier, 1802b.
PLATÃO. Crátilo: diálogo sobre a justiça dos nomes. Lisboa: Sá da Costa, 1963.
SALDANHA, Gustavo S. Modernidade: uma impressão. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 7, p. 7-22, 2016a.
SALDANHA, Gustavo S. A grande bibliologia: notas epistemológico-históricas sobre a ciência da organização dos saberes. Transinformacao, v. 28, p. 195-207, 2016b.
SALDANHA, Gustavo S. Sobre a bibliologia entre Peignot, Otlet e Estivals: vertentes de um longo discurso “metaepistemológico” da organização dos saberes. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 25, n. 2, p. 75-88, maio/ago. 2015.
SILVEIRA, Naira Christofoletti. A representação da autoria e o seu contexto social. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 318-328, nov. 2018.
SILVEIRA, Naira Christofoletti; SALDANHA, Gustavo Silva. O “nome próprio” no contexto da Epistemologia da Organização do Conhecimento: um debate filosófico-teórico. In: XII Congreso ISKO España y II Congreso ISKO España-Portugal, 19-20 de noviembre, 2015.
WITTY, Francis J. The Pinakes of Callimachus. The Library Quarterly, Chicago, v. 2, n. 2, p. 132-136, abr. 1958.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Gustavo Silva Saldanha, Diogo Xavier da Mata

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.