A construção da atual fundamentação do pensamento biblioteconômico-informacional nos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245242.127-164Palabras clave:
Biblioteconomia e Ciência da Informação - Brasil, Epistemologia, Ensino, Estrutura curricular, Fundamentação biblioteconômico-informacional.Resumen
O trabalho discutiu a epistemologia biblioteconômico-informacional no Brasil a partir de uma perspectiva documental estruturada na análise de matrizes curriculares, ementas e planos de estudo. O objetivo geral foi compreender a construção dos fundamentos teóricos do campo, tendo como ponto de partida as disciplinas voltadas para a fundamentação dos cursos brasileiros de graduação. Como objetivos específicos, almejou-se: a. discutir a condição quali e quantitativa da fundamentação em Biblioteconomia & Ciência da Informação no Brasil hoje; b. identificar os conceitos centrais da fundamentação biblioteconômico-informacional a partir de ementas; c. mapear as autoridades bibliográficas presentes em tal fundamentação a partir das referências bibliográficas dos planos de estudos; d. mapear as fontes bibliográficas centrais a partir dos planos de estudos. A pesquisa, de natureza teórica, baseada em fontes documentais, atravessou as seguintes etapas metodológicas: em primeiro lugar, coleta documental nos portais eletrônicos em rede das universidades e por solicitações diretas; em segundo lugar, análise e discussão dos dados via esquemas comparativos, estabelecidos a partir variáveis constituídas no diálogo entre o referencial teórico e as características das fontes. Os resultados demonstraram a atual heterogeneidade dos processos de teorização biblioteconômico-informacional no país, além de identificar a correlação assertiva com as hipóteses de aprofundamentos epistemológicos e de expansão do debate teórico no campo.Descargas
Citas
ABECIN. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/.>. Acesso em: 30 mar. 2016.
ANDRADE, Ana Maria C.; METCHEKO, Dulce M. B.; SOLLA, Sheila R. de C. Algumas considerações acerca da situação epistemológica da Biblioteconomia. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 153-162, set. 1981.
BROOKES, Bertram C. The foundations of information science. Part I. Philosophical aspects. Journal of Information Science, London,v. 2, p. 125-133, 1980a.
BROOKES, Bertram C. The foundations of information science. Part II. Quantitative aspects: classes of things and the challenge of human individuality. Journal of Information Science, London, v. 2, p. 209-221, 1980b.
BROOKES, Bertram C. The foundations of information science. Part III. Quantitative aspects: objective maps and subjective landscapes. Journal of Information Science, London,v. 2, p. 269-275, 1980c.
BROOKES, Bertram C. The foundations of information science. Part IV. Information science: the changing paradigm. Journal of Infomation Science, London, v. 3, p. 3-12, 1981.
CASTRO, César. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < http://www.unifai.edu.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < https://www.uniformg.edu.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
COUZINET, Viviane. Transmitir, difundir: formas de institucionalização de uma disciplina. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, 14, n. especial, p. 5-18, 2009.
FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <http://www.fainc.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
FONSECA, Edson Nery da. Ciência da Informação e prática bibliotecária. Ciência da Informação, Brasília, v. 16, n. 2, p. 125-127, jul./dez. 1987.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
GARCÍA GUTIÉRREZ, Antonio. Epistemología de la documentación. Barcelona: Editorial Stonberg, 2011.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < http://www.iesf.funlec.com.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
MIRANDA, Antonio. Ciência da Informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília: Tesaurus, 2003.
MOSTAFA, Solange P. A produção de conhecimentos em Biblioteconomia. R. Biblioteconomia Brasília, Brasília, v. 11, n. 2, p. 221-229, jul./dez. 1983.
MOSTAFA, Solange Puntel. Epistemologia da Biblioteconomia. 1985. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1985.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 1985.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro; LOUREIRO, José Mauro Mateus. Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 42-53, jan./abr. 1995.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < https://www.puc-campinas.edu.br/>.Acesso em: 30 mar. 2016.
ODDONE, Nanci. O IBBD e a informação científica: uma perspectiva histórica para a ciência da informação no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2006.
OTLET, Paul. Traité de documentation: le livre sur le livre: théorie et pratique. Brussels: Editiones Mundaneum, 1934.
RUSSO, Mariza. Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2010.
SHERA, J. H.; CLEVELAND, D. B. History and foundations of information science. Annual Review of Information Science and Technology, Maryland, v. 12, p. 249-275, 1977.
SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda. Das ciências documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Os paradigmas da Biblioteconomia e suas implicações no ensino desta ciência. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 1, n. 2, 1996.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Em busca de outra estrutura de educação bibliotecária para o Brasil. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 18-21, jan./dez. 1995.
SOUZA, Francisco das Chagas de. Ensino de Biblioteconomia no Brasil: o modelo norte-americano. Informação e Sociedade, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 16-19, jan./dez. 1993.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < http://www5.usp.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < http://www.unesp.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <https://www.ufba.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <https://www.ufg.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <https://ufmg.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < https://www.ufpe.br/ >. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <https://ufsc.br/ >. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < http://www2.ufscar.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Ribeirão Preto. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < https://www.ufca.edu.br/ >. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < www.ufes.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <http://www.unirio.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: <https://ufrj.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < https://www.furg.br/>. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: < www.ufrgs.br/ >. Acesso em: 30 mar. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. [Portal eletrônico]. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Priscila de Souza Figueira Cervo, Gustavo Silva Saldanha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.